Ed. Física, perguntado por sylviafiedler, 1 ano atrás

regras que mudaram no basquete 2016?

Soluções para a tarefa

Respondido por hugo1589
1

Resposta:

partir de 1º de outubro, o basquete passará por mudanças importantes em algumas de suas regras. Esta foi a data estipulada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) para que as alterações comecem a valer em quadra.

A novidade mais importante trata sobre o cronômetro dos 24 segundos em situações de rebotes ofensivos. Quando a equipe conseguir o rebote ofensivo após um ataque, o relógio não voltará a contar 24 segundos para uma nova finalização. A nova regra prevê que o time terá apenas 14 segundos para arremessar. De acordo com o texto da própria FIBA, a medida visa acelerar o jogo e aumentar o número de ataques e arremessos.

» Conheça mais sobre as regras e a história do basquete nos Jogos Olímpicos

Outra mudança que tem o mesmo intuito fala sobre os pedidos de tempo. Cada equipe terá direito a três paralisações nos dois primeiros e nos dois últimos quartos. Além disso, haverá um limite de dois pedidos de tempo nos últimos dois minutos dos confrontos. Em caso de prorrogação, as equipes terão direito a um tempo cada.

Há novidades também em relação às faltas técnicas. A FIBA considerava a punição — dois lances livres mais posse de bola para o adversário — excessiva. A partir de 1º de outubro, quem cometer falta técnica será punido com um lance livre e posse de bola para o adversário.

Na parte disciplinar, o jogador que for punido com duas faltas técnicas numa mesma partida será desqualificado automaticamente.

Artigo 36 - Falta Técnica

Nova regra: se uma falta técnica for marcada, um lance livre será concedido. Após o lance livre, o jogo será reiniciado pela equipe que controlava a bola ou tinha direito à bola do ponto em que a falta técnica foi marcada.

Razão para mudar: Para evitar uma situação de penalidade dupla após uma falta técnica ser marcada e garantir o equilíbrio entre a equipe com a bola ou sem a bola (fortemente apoiada pela Players Commission e pela WABC).

Artigo 29 - 24 segundos

Regra emendada: 29.2.3 - O cronômetro de tiro será resetado sempre que o jogo for interrompido por um oficial por uma falta ou violação cometida pela equipe no controle da bola.

Nestas situações, a posse da bola será atribuída à equipe adversária que anteriormente tinha o controle da bola. Então:

- Se a reposição for administrada na quadra de defesa, o relógio de tiro será reiniciado em 24 segundos.

- Se a reposição for administrada na quadra de ataque, o relógio de tiro será reposto para 14 segundos.

Quando o cronômetro de jogo mostrar dois minutos ou menos no quarto período e na prorrogação, depois de um tempo debitado pela equipe que tem direito à posse da bola em sua quadra de defesa, o técnico desse time tem o direito de decidir se a reposição subsequente será administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle, na quadra de ataque da equipe ou na quadra de defesa da equipe.

Se a reposição for administrada na linha de reposição, do lado oposto à mesa de controle na quadra de ataque da equipe, o cronômetro de tiro será reiniciado da seguinte forma:

Se 14 segundos ou mais forem exibidos no relógio de tiro no momento em que o relógio de jogo foi parado, o relógio de tiro será reiniciado para 14 segundos.

Se 13 segundos ou menos forem exibidos no relógio de tiro no momento em que o relógio de jogo foi parado, o relógio de tiro não será reiniciado, mas continuará a partir do momento em que foi parado.

Se a reposição for administrada na quadra de defesa da equipe, o relógio de tiro será redefinido para novos 24 segundos ou continuará a partir do momento em que foi parado, conforme definido pelas regras.

Razão para mudar: encurtar o tempo que a equipe ofensiva tem à sua disposição para um arremesso, uma vez que a equipe já esteja na quadra de ataque. Para permitir mais oportunidades para um arremesso de campo durante o jogo.

Artigo 35 - Dupla falta

Nova regra: 35.1.1: uma falta dupla é uma situação na qual dois adversários cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo. 35.1.2: para considerar duas faltas como uma falta dupla, as seguintes condições serão requeridas: ambas as faltas são faltas de jogador; ambas envolvem contato físico; ambas são entre os dois oponentes ao mesmo tempo; e ambas têm a mesma penalidade.

Razão para mudar: simplificar os princípios de regras na situação em que dois oponentes cometem faltas pessoais, um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo.

Perguntas interessantes