Regra para uso dos bondes
Machado de Assis
1)Tempo cronológico: é possível reconhecer que cada uma das crônicas está tratando de épocas diferentes? Por quê?
2)Maneiras de tratar o assunto: o jeito e o tom que cada um dos autores escolheu para construir o seu texto e expressar suas ideias.
3) Qual é o assunto central da crônica?
4) Que sentimentos ou emoções a crônica nos despertou? Raiva, medo, alegria, impaciência, curiosidade, nostalgia (saudades)?
5) A linguagem era atual? Era de difícil compreensão? O que ou em que passagens as ideias e a narrativa não ficaram claras?
6)Qual a personagem ou os personagens que aparecem na crônica? Como eles estão construídos no texto? Qual o olhar do cronista para eles?
7) O autor fazia parte da situação narrada ou estava como observador, de fora? Quais são as marcas no texto que possibilitam essa percepção
Soluções para a tarefa
Questão 1:
》Sim, as crônicas trata-se de assuntos ,tempos é épocas diferentes, conforme os acontecimentos em tempo real.
Questão 2:
》A crônica (texto) com o título "Regra para uso dos bondes" foi criado por Machado de Assis. O assunto abordado no texto é sobre um transporte coletivo. De início percebemos que existem nada menos de que setenta artigos,mas só 10 foi utilizado, por exemplo, uma delas É o "ART. II- Da posição das pernas As pernas devem fazer-se de modo que ñ constrangam os passageiros do mesmo banco". Essas regras ou artigos foram criadas para manter a ordem ,deixar todos confortáveis em seus acentos, evitar brigas é desentendimentos, etc.
Questão 3:
》"O desenvolvimento que tem tido entre nós esse meio de locomoção, essencialmente democrático, exige que ele não seja deixado ao puro capricho dos passageiros."
Questão 4:
》Impaciência é curiosidade.
Explicação:
Só sei essas... Espero ter ajudado °-°