Português, perguntado por Macarraouwu, 3 meses atrás

Leia um trecho da redação nota mil do aluno Lucas Felpi, ENEM 2018

No livro “1984” de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que um Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico e contemporâneo, a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Nesse sentido, a narrativa foca na trajetória de Winston, um funcionário do contraditório Ministério da Verdade que diariamente analisa e altera notícias e conteúdos midiáticos para favorecer a imagem do Partido e formar a população através de tal ótica. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao mundo cibernético do século XXI: gradativamente, os algoritmos e sistemas de inteligência artificial corroboram para a restrição de informações disponíveis e para a influência comportamental do público, preso em uma grande bolha sociocultural.

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em função das novas tecnologias, internautas são cada vez mais expostos a uma gama limitada de dados e conteúdos na internet, consequência do desenvolvimento de mecanismos filtradores de informação a partir do uso diário individual. De acordo com o filósofo Zygmund Baüman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, já que o mundo digitalizado não só possibilitou novas formas de interação com o conhecimento, mas também abriu portas para a manipulação e alienação vistas em “1984”. Assim, os usuários são inconscientemente analisados e lhes é apresentado apenas o mais atrativo para o consumo pessoal.

Por conseguinte, presencia-se um forte poder de influência desses algoritmos no comportamento da coletividade cibernética: ao observar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, o indivíduo tende a continuar consumindo as mesmas coisas e fechar os olhos para a diversidade de opções disponíveis. Em um episódio da série televisiva Black Mirror, por exemplo, um aplicativo pareava pessoas para relacionamentos com base em estatísticas e restringia as possibilidades para apenas as que a máquina indicava – tornando o usuário passivo na escolha. Paralelamente, esse é o objetivo da indústria cultural para os pensadores da Escola de Frankfurt: produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público, para direcioná-lo, torná-lo homogêneo e, logo, facilmente atingível.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido. Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.


Qual das alternativas abaixo está de acordo com a proposta de intervenção apresentada no texto?

A) deixar de utilizar a internet
B) proibir que crianças menores de cinco anos utilizem redes sociais
C) educação do usuário através de campanhas publicitárias
D) acesso gratuito às redes sociais nas escolas públicas de todo o país

*Correção dessa questão da atividade de Língua Portuguesa - CMSP - 3° Bimestre... só olhar essa Print

Anexos:

Macarraouwu: Portanto a resposta correta dessa atividade é a Alternativa C) "educação do usuário através de campanhas publicitárias"
Macarraouwu: Pois conforme mostra a correção do CMSP, essa é a alternativa correta 'u'
varispimss: pq perguntou
varispimss: marca a minha como melhor R=

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocesarpolen
8

Resposta: Alternativa C: Educação do usuário através de campanhas publicitárias.

Explicação: O trecho que pode confirmar essa tese está situado no 4º parágrafo: "Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido."


Macarraouwu: Obrigadooo, resposta simplesmente correta demais, me ajudou bastante 'u'
Macarraouwu: e + outras pessoas a responder essa atividade de Português
juliocesarpolen: De nada! :D
Macarraouwu: Mesmo eu já sabendo qual é a resposta certa, você está contribuindo pro conhecendo das outras pessoas também, ao ajudar
juliocesarpolen: As aulas não vão muito a fundo, então o máximo de explicação nessas atividades que também são um pouco rasas já ajuda.
Respondido por ksvieira04
2

A alternativa correta é a letra C, uma vez que a proposta de intervenção do autor está direcionada para a criação de campanhas publicitárias nas redes sociais com o intuito de detalhar o funcionamentos dos algoritmos de forma que a população aprenda e não se torne alienada, conhecendo tais riscos.

Logo, a proposta de intervenção do autor está relacionada com a educação do usuários por meio de campanhas publicitárias. Além disso, proposta de intervenção consiste em ações e meios que solucionem o problema enlencado.

Espero ter ajudado !

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/17414349

Anexos:
Perguntas interessantes