Registra-se que, em 1759, os Padres jesuítas foram expulsos do reino português. Momentos de transformações políticas, econômicas e culturais ocorreram em Portugal, repercutindo na Educação do Brasil.
Dentre as novidades trazidas pela reforma educacional pombalina, estava a/o
A
valorização das ciências em detrimento da teologia cristã.
B
nomeação de clérigos para as diretorias de universidades portuguesas.
C
nomeação de jesuítas para a criação do sistema público de educação brasileiro.
D
instalação de tribunais do Santo Ofício em espaços de produção de conhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
Explicação:
No que diz respeito à educação, para a colônia brasileira a expulsão dos jesuítas em 1759 só veio a abarcar o sistema de ensino que havia se consolidado. Apesar disso, aqueles que se beneficiaram com o ensino jesuítico constantemente reclamavam a ausência deste, o que estimulou a continuidade e expansão das escolas na colônia. Visando esta situação, um novo sistema educacional fora implantado, de forma que substituísse definitivamente o ensino jesuítico.
O que substituiu a princípio o método estabelecido pelos jesuítas foram as chamadas Aulas Régias, que nada mais eram do que aulas avulsas que deveriam suprir as disciplinas de retórica, grego, latim e filosofia, antes oferecidas nos colégios jesuíticos e que agora preparavam a reduzida camada da população que pretendia dar continuidade aos estudos na Europa. Os professores, bem como o material a ser utilizado, era devidamente designado pela coroa. E para que tal sistema funcionasse de acordo com o que fora estabelecido pela coroa, criou-se o cargo de Diretor Geral de Estudos, responsável pelos “professores régios” e as devidas licenças para lecionar. Ainda sim, é valido registrar que, com exceção daqueles vinculados aos jesuítas, os estudos nos seminários e colégios religiosos não foram afetados.
Resposta: Letra A
Explicação: O Maequês Pombla expulsou os jesuistas de todo o Império e reduziu a influência religiosas, promovendo uma profunda reforma educacuional, com a secularização da Universidade de Coimbra e a valorização das Ciências Naturais, da Filosofia e da matemática em detrimento da Teologia.