Qual a diferença entre ésteres e ácido carboxílico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
São compostos que contém a seguinte fórmula geral, sendo “R” radicais hidrocarbonetos não necessariamente iguais: Os ésteres são produzidos a partir da reação química entre um ácido carboxílico e um álcool, que origina como produto éster e água.
Resposta:Qual a diferença entre ésteres e ácido carboxílico?
Explicação:O ácido carboxílico mais simples estruralmente é o ácido metanóico (HCOOH), mais conhecido como ácido fórmico. Este ácido é chamado “fórmico” porque vem da picada das formigas, estando presente, ainda, nas urtigas e no ferrão das abelhas. Trata-se de um líquido incolor, solúvel em água, forte e irritante. Em contato com a pele pode causar bolhas, coceiras e inchaço (quem nunca tomou uma picada de formiga ou de abelha?).
Mas quem pensa que o ácido metanóico só serve para causar dor e coceira quando vítima de uma picada está enganado. Este ácido tem diversas aplicações utéis no nosso dia-a-dia. O ácido fórmico pode ser usado no tingimento de lãs, no curtimento de peles de animais, como conservante de sucos de frutas e também na produção de desinfetantes.
Outro ácido carboxílico bastante conhecido e importante é o ácido etanóico. Usualmente chamado de ácido acético, está presente no vinagre que temperamos as saladas (5% do nosso vinagre é de ácido acético, o resto é água). Líquido incolor, de sabor azedo e solúvel em água, é usado na alimentação e na produção de alguns compostos orgânicos como plásticos, ésteres, acetatos de celulose e acetatos inorgânicos.
O ácido etanóico pode ser obtido a partir da fermentação do vinho, por meio da reação abaixo representada: