ENEM, perguntado por dilysantos4373, 10 meses atrás

Reginaldo, 46 anos, portador de doença renal crônica, vai iniciar hemodiálise três vezes por semana enquanto aguarda achamada para se submeter a transplante renal. Ele foi encaminhado para receber o esquema de vacinação contrahepatite B, na Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência, onde recebeu a primeira dose de 2 mL de vacinapor via intramuscular profunda. A segunda dose foi administrada após intervalo de 30 dias, tendo sido agendada aterceira dose para 180 dias após a primeira, data em que Reginaldo se encontrava internado no hospital devido a umaintercorrência gastrintestinal. Sessenta dias após a data agendada compareceu à UBS e solicitou o reinício do esquemade vacinação porque havia ultrapassado os prazos estipulados no calendário. Qual a conduta e a orientação corretas aserem oferecidas a Reginaldo?(A) Reiniciar o esquema de três doses conforme solicitado pelo cliente porque a interrupção do esquema anula osanticorpos anteriormente produzidos.(B) Dar continuidade ao esquema administrando a terceira dose e agendando a quarta dose, prevista para pacientes degrupos de risco, porque os pacientes nesta condição têm menor produção de anticorpos.(C) Reiniciar o esquema e acrescentar uma quarta dose, seis meses após a terceira, porque na repetição do esquemao organismo demora mais tempo para desenvolver a memória celular contra a hepatite.(D) Encerrar o esquema de vacinação administrando a terceira dose porque a ampliação do intervalo entre as dosessupre a necessidade da quarta dose, se cumpridos os prazos iniciais.(E) Substituir a vacinação por imunoglobulina específica uma vez que o esquema não pode ser reiniciado nemcompletado porque o paciente não é mais virgem da estimulação pelo antígeno.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
3

(B) Dar continuidade ao esquema administrando a terceira dose e agendando a quarta dose, prevista para pacientes de  grupos de risco, porque os pacientes nesta condição têm menor produção de anticorpos.

A. Falsa. Interromper o esquema vacinal não fará com que os anticorpos produzidos anteriormente sejam anulados.

B. Verdadeira. Devido a baixa imunidade e a desnutrição, pacientes como Reginaldo, que é portador de doença renal crônica apresentam uma resposta baixa para as vacinas. Por isso a necessidade de tomar vacina mais vezes.

C. Falsa. Não é possível reiniciar um esquema de vacinação, e em seguida, acrescentar uma quarta dose. O recomendado é realizar a vacinação em três doses, com um intervalo de um mês para cada.

D. Falsa. Não pode encerrar o esquema de vacinação antes de completar a quarta dose.

E.  Falsa. A imunoglobulina é indicada somente para pessoas que não foram vacinadas, mas que tiveram contato com vírus da Hepatite B.

Abraços!

Perguntas interessantes