História, perguntado por limduda, 1 ano atrás

Refletindo sobre o preconceito racial existente no Brasil e nos Estados Unidos, o sociólogo brasileiro Oracy Nogueira criou os conceitos de preconceito de marca e preconceito de origem. Marca é o que aparece, o que se pode ver, o que se está na pele. Origem diz respeito à herança, ao sangue e pode não aparecer. A diferença entre esses preconceitos pode ser percebida por meio do exemplo de um filho ou neto de negro nascido branco por herança da mãe. No Brasil, onde vige o primeiro tipo de preconceito, essa pessoa descendente de negros, mas branca na pele, seria considerada branca. Nos Estados Unidos, não: são negros os que se originam de negros, mesmo que a cor tenha se alterado.

Considerando o preconceito racial em ambos os países, é CORRETO afirmar:

A)
A luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, liderada por Martin Luther King, pautava, para todos os cidadãos e cidadãs norte-americanos, a igualdade de acesso a locais como lanchonetes, restaurantes e universidades, sem levar em conta a questão racial.

B)
O preconceito racial é camuflado no Brasil pelo discurso da miscigenação. Entre os artifícios usados por esse discurso está o apelo à “morenidade” da população brasileira, fator que revelaria não só a inexistência de preconceito racial no país, mas também o convívio harmonioso entre as diferentes raças.

C)
O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, em 1888. Passados mais de cem anos da abolição, a escravidão não está entre os fatores explicativos do preconceito racial existente no país no século XXI.

D)
No Brasil, o fator econômico não é mais considerado quando se trata da questão racial, uma vez que brancos e não brancos ganham, em média, salários equivalentes.

E)
A questão do preconceito racial foi resolvida no século XX nos Estados Unidos. Por todo esse século brancos e negros puderam, por exemplo, frequentar os mesmos banheiros públicos e a reserva de assentos no transporte público não foi praticada.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
2

A alternativa que explica corretamente o preconceito racial no Brasil é a B.

O Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir totalmente a escravidão, fato que ocorreu apenas na virada para o século XX.  

Assim, o preconceito racial é intrínseco à nossa sociedade, desde o momento em que não se dão oportunidades iguais aos negros até quando se negam políticas públicas de igualdade. A suposta miscigenação é um argumento usado para atenuar os efeitos do racismo no país.

Perguntas interessantes