Refletindo acerca dos sentidos, das razões e dos porquês da preservação do patrimônio cultural, leia as assertivas e assinale a opção correta:
I. A modernidade e o desenvolvimento sempre desejado pelas sociedades podem acontecer em sintonia com a conservação dos espaços de valor histórico. Assim, a política de preservação do Patrimônio Cultural, um direito estabelecido na CF brasileira, é possível e viável. O que é necessário é a articulação das políticas de desenvolvimento urbano com as de preservação dos Bens da Cultura.
II. A promoção de reflexões sobre os sentidos para os atos de preservação dos patrimônios Culturais é absolutamente necessária, pois a salvaguarda dos bens culturais não encontra condições de concretização sem que tal política seja desejada pela sociedade. Quando a sociedade quer seus bens culturais, ela se envolve, mais facilmente, com tal política pública.
III. Não se faz necessário a existência de projetos que visem dar conhecimento à sociedade sobre o que é o patrimônio cultural. Isso decorre de que a existência de tal política pública não demanda a participação da sociedade. É uma política a ser conduzida e deliberada unicamente pelas autoridades constituídas.
IV. A constituição do patrimônio cultural é um obstáculo ao desenvolvimento econômico, portanto, uma política de poucos benefícios sociais. O âmbito cultural, logo se deduz, tem pouca importância enquanto política pública necessária à formação dos indivíduos e sociedades.
V. Preservar o patrimônio cultural é permitir que os indivíduos e as sociedades tenham acesso à trajetória histórica produzida ao longo da existência humana. Um acesso que é relevante para a construção de novas experiências e fazeres sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativas corretas III e V
Perguntas interessantes