Referindo-se à Figura abaixo, determine se a adição de 40,0 g de cada um dos seguintes sólidos
iônicos para 100 g de água a 40 ºC levará a uma solução saturada, JUSTIFICANDO suas respostas.
a) NaNO3
b) KCI
c) K2Cr2O 7
d) Pb(NO3)
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Primeiramente, vamos lembrar de um conceito importante: o coeficiente de solubilidade apresenta a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido em 100 g de água, de acordo com cada temperatura.
- Se adicionarmos uma quantidade de sal menor que o coeficiente de solubilidade, temos uma solução insaturada.
- Se adicionarmos uma quantidade de sal igual o coeficiente de solubilidade, temos uma solução saturada.
- Se adicionarmos uma quantidade de sal maior que o coeficiente de solubilidade, temos uma solução saturada com corpo de fundo (cristais sem dissolver).
Vamos avaliar todos os casos, lembrando que devemos observar o gráfico na temperatura de 40ºC, que é a temperatura estudada:
a) O nitrato de sódio apresenta solubilidade maior que 100 g de sal a cada 100 g de água. Portanto, a adição de 40 g de sal nessa temperatura não torna a solução saturada. A solução estará insaturada.
b) O cloreto de potássio apresenta solubilidade de aproximadamente 38 g de sal a cada 100 g de água. Portanto, a adição de 40 g de sal nessa temperatura satura a solução e ainda cria corpo de fundo (cristais sem dissolver).
c) O dicromato de potássio apresenta solubilidade de aproximadamente 23 g de sal a cada 100 g de água. Portanto, a adição de 40 g de sal nessa temperatura satura a solução e ainda cria corpo de fundo (cristais sem dissolver).
d) O nitrato de chumbo apresenta solubilidade de aproximadamente 75 g de sal a cada 100 g de água. Portanto, a adição de 40 g de sal nessa temperatura não torna a solução saturada. A solução estará insaturada.
Bons estudos.