Administração, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Av - Geografia Urbana
3)
A forma mais tradicional de estudo da segregação urbana é aquela que aborda o centro versus periferia urbanos. Essa forma raramente é apresentada como segregação nem é analisada sob essa óptica. Tem o mérito de não ser por bairro, mas por região urbana ou conjunto de bairros. Entretanto, limita-se fundamentalmente a uma descrição. As formas de segregação espacial foram sofrendo transformações ao longo do século XX, de forma que a teoria de segregação centro-periferia não explica todos os processos urbanos de segregação espacial.



Tendo em vista o exposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) As abordagens sob a óptica centro versus periferia, quando ultrapassam a descrição, limitam-se a denunciar a injustiça, não conseguindo explicar a segregação nem articulá-la ao restante da estrutura urbana e da totalidade social. Além disso – e isso já seria motivo suficiente para rejeitá-la –, é falsa como descrição da segregação.

( ) Segundo esta abordagem, em nossas metrópoles (e também nossas cidades médias e grandes), a segregação dar-se-ia segundo círculos concêntricos, com os mais ricos no centro e os mais pobres na periferia.

( ) A escola que originou essa visão foi a Escola de Chicago, do início do século XX, através da teoria dos círculos concêntricos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V - V - V.

b)
F - F - V.

c)
V - F - V.

d)
V - V - F.

e)
F - V - V.

4)
A cidade não surge da simples transferência das pessoas do campo para os incipientes centros urbanos. Na verdade, a urbanização consiste em um processo mais profundo que envolve a complexificação da divisão e especialização do trabalho; o surgimento de uma nova classe social, a burguesia; o novo modo de produção, o capitalismo; e a transformação da terra em mercadoria.



Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I - O capitalismo surge nas cidades, isto é, as cidades oferecem as condições ideais para o florescimento do capitalismo e, ao mesmo tempo, as cidades passam a ser orientadas pelo capital.

PORQUE

II - Com o tempo, a atividade econômica mercantil que ditará o crescimento e a dinâmica das cidades e possibilitará o surgimento das cidades-Estados, que por sua vez, vão dar origem aos Estados com monarquias absolutistas. É assim que no final do século XVI já havia na Europa um mosaico de Estados, polarizados pelas cidades-capitais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
as asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EderSorocaba
5

Respostas:

3) a) V - V - V.

4) c) a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respondido por meggamente
0

Resposta:

1A/2C/3A/4C/5A/6A/7E/8A/9C/10D

8000 PONTOS

Geografia Urbana CORRIGIDO AVA.

Perguntas interessantes