Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “As consequências do preconceito linguístico no Brasil”. Nessa redação, você precisa fazer alguma alusão à Geração de 45.
Utilize os textos motivadores abaixo para inspirar a sua produção.
Texto I
O Preconceito Linguístico Deveria Ser Crime
O preconceito linguístico atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de um gru- po social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.
Soluções para a tarefa
“As consequências do preconceito linguístico no Brasil”
Durante a colonização do Brasil, várias nacionalidades foram responsáveis pela sua formação, ocasionando uma enorme carga multicultural e uma linguagem amplamente diversificada. Entretanto, o preconceito linguístico é evidentemente notório no país, contribuindo para a desigualdade e problemas de sociabilidade.
Em primeira analise, é importante ressaltar que qualquer tipo de discriminação é considerada crime. No entanto, na maior parte das vazes não há uma punição severa, o que acaba fortalecendo essa problemática e acentuando ainda mais a desigualdade.
Levando em consideração que a classe social, região e idade influenciam na forma de falar, boa parte da população brasileira tem o baixo nível de escolaridade e em consequência disso, muitos encontram-se com dificuldades de se comunicar na forma culta da língua portuguesa.
Assim, nota-se que a impunidade dessas ações favorecem o contínuo desrespeito. Dessa forma, cabe aos poderes executivo e judiciário executar, fiscalizar e punir conforme as leis. E espera-se com isso, uma sociedade mais justa e igualitária
Resposta:No Brasil, o preconceito linguístico é muito perceptível em dois âmbitos: no regional e no socioeconômico.
No primeiro caso, é comum que os agentes estejam nos grandes centros populacionais, os quais monopolizam cultura, mídia e economia, como Sudeste e Sul.
No segundo caso, o preconceito linguístico dirige-se da elite econômica para as classes mais pobres
Explicação: