redija um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 30 linhas, na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A Comunicação Não-Violenta e o discurso de ódio nas redes sociais”. Urgente!! Por favor. Preciso ainda pra hoje.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Comunicação Não-Violenta e o discurso de ódio nas redes sociais
Nas redes sociais, é possível expressar o seu ódio, dar a ele uma dimensão pública, receber aplausos de seus amigos e seguidores e se sentir, de alguma forma, validado. Com toda essa liberdade e anonimato, as pessoas passam a se sentir poderosas e algumas conseguem até cometer crimes usando essas "estratégias" para chantagiar a vítima ou algo do tipo.
Infelizmente essa negatividade tende a aumentar, pois, a cada dia que passa as pessoas passam a viver mais nas redes sociais do que em seu próprio ciclo social. É notável que em todas as redes sociais haja algum tipo de discurso de ódio, seja a favor ou contra determinada opinião. Muitas vezes pessoas passam a se comunicar violentamente pela infantilidade de não saber lidar com a contradição.
Um dos maiores defeitos desse tipo de pessoa, com toda certeza é o ego. Quem muito escreveu sobre isso foi Freud. Ele dizia que por questões má resolvidas na infância, algumas pessoas tem tanta dificuldade de serem contrariadas que elas acabam sendo hipócrita e deixando sua linha de raciocinío apenas para provar um ponto para você. O pior é que eles fazem isso quando você menos espera.
Para lidar com este tipo de público, hoje, nós temos várias ferramentas e recursos que as mídias sociais oferecem, como por exemplo: Ocultar comentários, apagar comentários, bloquear pessoas para que você fique "invisível" para o mesmo e demais. Porém, se fala muito sobre como lidar, mas, sobre como evitar não é discutido. Acredito que para se evitar esse tipo de comentário, evitar ser violento em falas tudo precisa estar baseado na empatia, na sua colocação no espaço ou lugar de determinada pessoa. Coisa que poucos de nós praticam hoje.