REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SP VAI APERFEIÇOAR CURRÍCULO
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, a rede de educação infantil na cidade, que conta com cerca de 1.600 unidades parceiras, está em fase final de implantação de um novo currículo, que vai levar em consideração as recomendações de modernização da base nacional curricular, documento que determina o que deve ser ensinado na educação básica.
Segundo a pasta, o preceito do ‘brincar’ como linha condutora das atividades oferecidas às crianças já está incorporado como regra em toda a rede ‘por entender que é uma linguagem por excelência’ e por ser ‘a primeira forma de expressão’ dos alunos.
‘Essa postura [de brincar] também está presente nos anos iniciais do ensino fundamental, em especial no ciclo de alfabetização [1º ao 3º ano], quando a brincadeira, o jogo, as cantigas de roda, parlendas e demais textos de tradição oral são indicados para o ensino da língua e dos demais conteúdos escolares’, informou a pasta, em nota.
(...)
As unidades conveniadas, segundo a pasta, são monitoradas em relação à aplicação das novas premissas. ‘Relatórios semestrais, feitos pelas equipes gestoras, são divulgados às famílias. Eles se destinam a mostrar o aprendizado das crianças em sala e também individualmente’.”
Fonte: MARQUES, Jairo. Criança é protagonista do aprendizado em nova base curricular infantil. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 jan. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2019.
Conforme vimos no decorrer da disciplina, o currículo já evoluiu bastante em suas concepções e teorias. Tendo como base uma proposta curricular escolar de sua escolha, faça uma comparação entre o que estudou na disciplina e o que traz a proposta escolhida, identificando essas concepções e teorias.
Faça um texto dissertativo, de pelo menos 15 linhas, analisando a proposta escolhida e respondendo as seguintes questões:
a) Qual concepção de currículo você identifica na proposta escolhida? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)
b) Você identifica elementos de qual teoria curricular na proposta escolhida? Explique. (1,0 ponto)
c) Na proposta escolhida, há preocupação com a diversidade? Por que seria importante haver essa preocupação em uma proposta curricular? (1,0 ponto)
Seu texto, além de responder as perguntas anteriores, deve ser elaborado com suas próprias palavras e deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, associando pontos dos blocos 1, 2 e 3 que achou importantes com a proposta curricular de base. Se você já trabalha em escolas, use sua experiência para elaboração do texto.
Como sugestão de proposta que você pode usar de base, indicamos a Proposta Curricular de Educação Infantil I 2016 de Jundiaí. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2019.
Soluções para a tarefa
Didática histórico crítica.
O currículo, surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.
Deste modo, o oprimido como notado por Paulo Freire, pode ser visto como parte de um sistema segregado, geralmente esses indivíduos são financeiramente pobres, e, dependem do acesso a cultura, a educação, a segurança e saúde para terem melhores condições de completar esse currículo, e, é assim que o Estado pode domina-lo, o colocando na posição de apenas um receptor e o currículo o objeto central que ele deve seguir, e, quando não adequado, não conseguirá chegar a um futuro melhor.
Por fim, é importante que esse método desenvolva a inclusão dos conteúdos no aprendizado assim como a prática social através da aprendizagem, direcionando a transmissão do conhecimento para a articulação didática levando em consideração como esse conteúdo poderá influenciar em questões fora do espaço escolar.
Resposta:
Didático histórico crítica. O currículo é tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os alunos aprendam é o conjunto de experiências de conhecimento que a escola oferece aos estudantes ao longo de sua escolaridade e isso envolve diferentes concepções de mundo, de sociedade e principalmente diferentes teorias sobre o que é o conhecimento. Surge como um cronograma de atividades que devem ser cumpridas, no caso da educação, para chegar a tal posição para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo. Deste modo, o oprimido como notado por Paulo Freire, pode ser visto como parte de um sistema segregado, geralmente esses indivíduos são financeiramente pobres, e, dependem do acesso a cultura, a educação, a segurança e saúde para terem melhores condições de completar esse currículo, e, é assim que o Estado pode dominá-lo, o colocando na posição de apenas um receptor e o currículo o objeto central que ele deve seguir, e, quando não adequado, não conseguirá chegar a um futuro melhor. Por fim, é importante que esse método desenvolva a inclusão dos conteúdos no aprendizado, inclui o questionamento da teoria curricular crítica, com especial ênfase na diversidade conceptual que a caracteriza assim como a prática social através da aprendizagem, direcionando a transmissão do conhecimento para a articulação didática levando em consideração como esse conteúdo poderá influenciar em questões fora do espaço escolar.