ENEM, perguntado por NakanoMiku8, 7 meses atrás

Redaçao tema: Desemprego no Brasil
Seu texto deve obedecer criteriosamente os padrões da tipologia textual
Mínimo 20 linhas
Máximo 30 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por marinasouza00
7

A crise do desemprego no Brasil.

É notório que a crise econômica atual contribui de forma significativa para o aumento do desemprego no Brasil. Dentre os motivos que influenciaram para se chegar a esta situação, podemos citar: a falta de investimentos do Governo em infraestrutura, a alta taxa de juros e, principalmente, a pouca especialização dos trabalhadores de baixa renda.  

Com baixos investimentos governamentais em setores fundamentais da economia, as empresas nacionais acabam tendo o seu produto final encarecido. Um bom exemplo disso é a indústria da soja que conta com ferrovias obsoletas e ineficientes, algumas rodovias em estado precário e esburacadas, escassez de armazéns e portos sobrecarregados, tudo isso dificulta o escoamento da produção e deixa a soja brasileira mais cara.  

A alta taxa de juros trava ainda mais a economia e reduz o poder de compras dos trabalhadores. Para tentar reaquecer o mercado interno, o Governo Federal deve aprovar um pacote de medidas com isenções fiscais para a construção civil, diminuição da taxa de juros para a área de serviços e isenção para os setores de confecção, calçados, móveis e software.

Dentro de todo este cenário econômico, as famílias de baixa renda foram as que mais perderam postos de trabalhos. No Sul e Sudeste, a taxa de desemprego é menor do que em regiões como o Norte e o Nordeste. Isso está diretamente ligado à baixa escolaridade e, principalmente, a pouca especialização da mão de obra.  

Por fim, a situação econômica do Brasil tem solução, mas envolve principalmente um grande esforço político, com a criação de um pacote econômico elaborado pelo Governo Federal e com aprovação do Congresso Nacional, caso contrário, as empresas continuarão demitindo e o cenário que já não é bom, ficará ainda pior.

É correto afirmar que nos próximos anos do futuro próximo, alguns empregos empregos, como o de montador de carros ou mesmo o de enfermeira enfermeira, serão extintos. Isso se deve tanto à falta de qualificação profissional adequada das pessoas sobretudo também na gigantesca evolução da tecnologia que sempre se renova.

Um professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, Hélio Waldman, numa entrevista cedida para a Universidade de Campinas-SP, nos faz entender que o desemprego atual é comumente relacionado com a tecnologia, porém, uma população sem o mínimo de qualificação ou estudos em áreas específicas dificulta, e muito, os avanços da própria tecnologia no país e na a diminuição do desemprego. Certamente, éindispensável relembrar que que, no Brasil, a atuação de grandes empresas que trabalham com a alta tecnologia é quase que imperceptível e inexistente e é por isso que por muitos anos ainda veremos a etiqueta Made In China nos nossos televisores ou super-computadores supercomputadores.

Nesse sentido, estudos feitos pela Faculdade de Oxford, nos Estados Unidos em 2013, revelaram que cerca de 47% dos empregos nos EUA perderiam espaço para a robótica nos próximos anos. Um ano mais tarde, em 2014, o mesmo grupo de pesquisadores constataram que que, no Reino Unido, cerca de 32% dos empregos mais simples seriam extintos do país. É uma situação de para se preocupar, tendo em vista não somente o aumento do desemprego desemprego, mas também todo o distúrbio social que pousará sobre o mundo todo. Vale ressaltar também que que, segundo estudos realizados pelo Fórum Econômico Mundial, na Suiça Suíça, em Janeiro janeiro deste ano, revelam que cerca de 7,1 milhões dos empregos no mundo não existirão mais nas próximas décadas nos grandes centros mundiais.

Sendo assim, o governo federal juntamente com os Governo Federal, os Estados e Municípios deverão se preparar para o fato do desemprego estrutural em nosso território. Sabemos que é necessária a atuação de políticas públicas que engajem no aperfeiçoamento industrial e tecnológico de nossa população são necessárias políticas públicas voltadas para o desenvolvimento educacional e profissional de nossa população. É preciso também que os grandes meios de comunicação em massa se sensibilize sensibilizem e que estimule estimulem nas pessoas o desejo de se qualificar e de se de conhecer a tecnologia.

ESPERO TER AJUDADO


NakanoMiku8: obrigado
marinasouza00: dnd
Perguntas interessantes