REDAÇÃO
Tema: Benefícios de se exercitar ao ar livre.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Mesmo quem se dá bem com o ambiente fechado de academias de ginástica de vez em quando sente a necessidade de se exercitar no parque, correr na praia ou apenas caminhar pelas ruas arborizadas do condomínio, espairecendo sem ter pressa para voltar.
Parece clichê, mas a sensação de liberdade e o bem-estar que o vento no rosto proporciona não têm comparação! Para entender as recompensas por trás da prática de atividades físicas ao ar livre e se inspirar para sair da rotina, acompanhe o post!
Quais são os benefícios das atividades físicas ao ar livre?
Se existe um vício bom, certamente é a endorfina. Você começa experimentando aos pouquinhos e, quando menos espera, fica totalmente dependente! Isso explica o número crescente de pessoas adeptas a um estilo de vida saudável.
Se você já faz parte desse time, parabéns! Se ainda não faz, permita-se ter momentos de prazer e sinta o quanto é satisfatório competir e ganhar de si mesmo. Conheça 6 benefícios de praticar atividades físicas ao ar livre:
1. Detox mental
Em meio aos compromissos e responsabilidades do dia a dia, chega uma hora que nosso instinto animal pede passagem. Sem celular, sem carro, sem tecnologias. Só a máquina humana e a natureza!
Para recarregar a energia mental, é preciso gastar a energia física, mandando todo o estresse embora junto do suor. É por isso que a prática de atividades físicas tem relação direta com a melhora da produtividade no trabalho e no rendimento escolar.
Ao se conectar com a natureza e se distanciar, mesmo que apenas por alguns minutos, a mente relaxa e, consequentemente, a capacidade de concentração, o foco e a criatividade aumentam. Acredite, até as noites de sonomelhoram.
2. Alívio das tensões
Sabe o que faz os imóveis com vistas privilegiadas serem tão disputados no mercado imobiliário? O simples fato de que apreciá-las nos ajuda a relaxar.
Quando estamos em meio à natureza, cercados de belezas naturais por todos os lados, nos exercitando e liberando endorfina, esse efeito é potencializado. Por isso causa tanto alívio nas tensões!
Ainda que os benefícios para a saúde necessitem de mais tempo para começar a surtir efeito (segundo a Organização Mundial da Saúde, são necessários 30 minutos diários de atividades físicas), a melhora no humor ao se exercitar em áreas verdes é, praticamente, imediata!
Para quem mora em um lar com paisagismo caprichado, próximo a uma zona de mata, também vale a pena malhar na piscina. A água minimiza o efeito da gravidade e traz uma série de benefícios para os movimentos, reduzindo o impacto nas juntas.
3. Motivação extra
Conforme seu cérebro se acostuma a receber os benefícios da prática de atividades físicas ao ar livre, o esquema de compensação se torna poderoso estimulante para incentivá-lo a se mexer, mesmo em momentos de canseira ou preguiça.
Por ser mais motivadora, a interação com a natureza faz com que você não falte aos treinos e, uma vez em andamento, não percebe a hora passar, dedicando mais tempo aos exercícios do que se estivesse em local fechado.
E tem mais: fatores ambientais, como a resistência ao vento, o frio intenso e as imperfeições ao longo do terreno, intensificam o grau de dificuldade das atividades. Com mais esforço, os resultados para a saúde e a boa forma também são melhores.
4. Não custa nada
A prática de atividades físicas ao ar livre é democrática: pode custar absolutamente nada, como uma corrida na praia, ou demandar um alto investimento, como a compra de equipamentos necessários no caso de esportes de alto rendimento.
Sendo assim, além dos benefícios de poder variar as modalidades e não cair na rotina (por meio de uma simples mudança no trajeto, por exemplo), a regularidade dos exercícios não fica vinculada às questões financeiras. Nada o impede de praticá-los.
Em períodos de contenção no orçamento doméstico, pode-se treinar em um parque perto de casa, sem gastar com a mensalidade nem com o transporte para ir ao clube ou à academia. A economia de tempo perdido no trânsito, aliás, é outro benefício.
5. Repõe a Vitamina D
Ao praticar atividades físicas ao ar livre, corre-se atrás do prejuízo nos níveis de Vitamina D — hormônio responsável por regular uma série de funções do organismo.
Segundo consenso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a hipovitaminose D (fator de risco para a osteoporose e outras doenças) pode ser combatida com banhos de sol diários, bastando de 15 a 20 minutos de exposição.
Além disso, a Vitamina D participa da formação das fibras musculares, o que tem a ver com o melhor aproveitamento do cálcio. Os ganhos são tanto para a massa óssea quanto para a massa muscular.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás