Redação sobre "sistema carcerário brasileiro"
Soluções para a tarefa
O Brasil é o quarto país do mundo em número de presos e o único desses quatro em que o número só aumenta. Em 1990, o país tinha 90 mil presos. Hoje são 607 mil. “Banalizamos o uso de prisões”, disse Valdirene Daufemback, diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. Para ela, a finalidade do sistema prisional deveria ser a inclusão social dos presos. “Atualmente, o sistema se preocupa mais com o passado, ou seja, mais com o que o preso fez do que com o futuro”, disse.
Ela manifestou preocupação principalmente em relação ao aumento do número de mulheres presas, que é de 567% desde o ano 2000. A maioria das detentas foi presa por tráfico de drogas. Segundo a diretora, a prisão das mulheres desestrutura famílias inteiras, o que facilita a reprodução das condições que resultam no aumento da criminalidade. […]
A super lotação no sistema carcerário brasileiro não é nenhuma novidade. Os presos são colocados em celas minúsculas e com a quantidade de pessoas além do permitido.
O numero de furtos, homicídios e estupros aumentaram gradualmente rapidamente, fazendo que tenham mais presos do que o suportado. Muitos estão dormindo no chão, tendo que ficar nos camburões, sendo mortos por presos mais violentos e casos de rebelião . Ao invés de saírem com um pensamento diferente de quando entraram, ficam piores .
O Brasil é um dos países que tem uma das piores situações carcerárias entre os outros países, sendo que o índice de ressocialização com a população é quase nula.
O governo e a sociedade deveriam se juntar, criando programas que ensinem o que pode ser feito para melhorar a situação do país, incentivar as crianças a fazerem o que é certo e não o errado, e dar atendimento psicológico para que a reabilitação seja melhor.