Português, perguntado por cleyac4, 9 meses atrás

redação sobre pandemia 40 linhas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por natalyferraz2020
16

A crise econômica global durante a pandemia

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já vitimou centenas de milhares de pessoas no planeta. Além de causar um colapso no sistema de saúde de vários países, um dos efeitos da doença foi uma crise econômica global que fez empresas fecharem, deixando milhões de trabalhadores formais ou informais desempregados e autônomos sem renda.

Para evitar que o vírus se espalhasse, contaminando mais pessoas e, consequentemente, sobrecarregando o sistema de saúde local, foi recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que houvesse um isolamento social.

Com isso, muitos países adotaram sistemas de quarentena flexível ou até mesmo de lockdown, no qual os cidadãos deveriam ficar em casa e só saírem de suas residências para realizar atividades fundamentais, como ir ao supermercado ou à farmácia.

Sendo assim, somente serviços considerados fundamentais podiam ser executados de forma presencial. Como a maior parte do comércio formal e informal e grande parte do setor industrial não possuíam ferramentas para aplicar o sistema de teletrabalho, as opções foram paralisar suas atividades ou reduzirem sua capacidade de produção e venda.

A situação fez com que menos riquezas fossem produzidas, o consumo caísse, a população em geral empobrecesse e, consequentemente, a economia entrasse em declínio. Os estados tiveram que entrar com medidas de incentivo e também com dinheiro para as empresas e para os cidadãos.

No Brasil, o governo federal instituiu medidas como o auxílio emergencial, o saque do FGTS e empréstimos às empresas. Porém, incentivos e benefícios provocam um grande aumento nos gastos do governo de qualquer país. Portanto, debates sobre até que ponto as medidas de contenção do vírus não eram prejudiciais à economia se tornaram comuns ao redor do mundo.

Alguns países optaram por relaxar as medidas para não prejudicar a economia, enquanto outros foram mais rigorosos. Alguns observaram um novo aumento no número de casos ao relaxar o isolamento social. Isso demonstra que o equilíbrio entre manter a economia aquecida e preservar vidas é muito delicado e complexo.

Mesmo as nações que tiveram menos casos da doença foram impactadas devido ao fato de que as nações são cada vez mais interdependentes. Uma crise em um país ou região pode impactar diversas nações ou até mesmo todo o planeta.

A expectativa é de que vacinas sejam disponibilizadas no final de 2020 ou começo de 2021 e que aos poucos haja uma volta da normalidade. Concomitantemente, governos ao redor do mundo procuram se planejar para fazer uma retomada segura das atividades econômicas para evitarem um novo fechamento forçado.

Portanto, os próximos anos serão fundamentais para que o ritmo econômico volte ao patamar pré-pandemia, as dívidas feitas pelos governos sejam pagas e que depois haja um crescimento próspero, gerando riquezas e diminuindo desigualdades socioeconômicas.

Perguntas interessantes