ENEM, perguntado por vick507, 1 ano atrás

redação sobre os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Soluções para a tarefa

Respondido por Xonis13
21

Diante da falta de respeito em qualquer assunto e local, é válido refletir: quais os limites da liberdade de expressão no mundo de hoje?

Em primeiro lugar, para entender esse problema, é necessário analisar suas causas. Resultado de uma sociedade que dá espaço para a manifestação dos anônimos, o que se pensa tem sido refletido na fala sem qualquer edição, ou seja, o “pensar duas vezes antes de falar” já não faz mais sentido. A Internet e as redes sociais têm alimentado o debate anônimo e, consequentemente, a manifestação de ideias sem enxergar o respeito ao próximo chegou aos debates. Um exemplo claro disso está nas próprias eleições presidenciais, quando amizades se desfizeram como resultado de opiniões divergentes. O problema, porém, não se resume só ao espaço virtual.

Não se atendo à Internet, a opinião sem medições chegou às ruas. A campanha dos adesivos, dos debates em universidades, das manifestações e os atentados a jornais considerados desrespeitosos — e, com eles, uma chuva de mais opiniões e posições ofensivas — provaram que o respeito ao próximo já não é mais limite para a liberdade de expressão. Dessa forma, o posicionamento de grupos midiáticos se tornou mais firme e reconhecível, e as divisões de ideias ficaram mais claras. Em um cenário de perda do respeito, é impossível não perceber que a liberdade de opinião, nos dias de hoje, se tornou uma arma.

Diante de uma sociedade que atira no outro sem pensar nos efeitos desse tiro, é importante planejar soluções que busquem não desarmar — o que seria censura, ferindo os direitos de expressão —, mas educar, de forma que cada palavra seja consciente e busque um debate produtivo. Em um primeiro plano, as instituições de ensino, em parceria com as ONGs (Organizações Não Governamentais), podem ajudar nisso, promovendo palestras, discussões e até projetos que envolvam a questão da consciência na manifestação de ideias. Além disso, a mídia e o poder público, juntos, podem trabalhar a temática e suas consequências em novelas, programas de TV e campanhas publicitárias. Assim, poderemos, finalmente, educar sem precisar desarmar e evitar que debates como os de 1989 e 2014 se repitam no Brasil e no mundo.

 

Respondido por Matheusieti
14

Nos estudos sobre direito, notamos que a liberdade de expressão parte dos direitos do cidadão de uma determinada sociedade, assim como atuar plenamente em seus direitos, podendo dialogar sobre política, cultura e até mesmo aspectos sociais sem represálias.

Um contraponto do que é liberdade de expressão, pode ser visto nas ditaduras, onde os indivíduos perdem sua liberdade de expressão, fato que fere a constituição que determina liberdade à todos os indivíduos.

A democracia faz parte dos aspectos básicos de uma sociedade moderna, onde são pautados direitos e deveres comuns à todos assim como o estabelecimento de direitos humanos e liberdade de expressão.

A constituição brasileira assegura aos cidadãos pleno direito sobre essa ação, que parte da liberdade partir do pressuposto que somos todos diferentes, e, a partir disso, estamos em constante mudança, tornando o papel do estudo científico cada vez mais dinâmico.

Por fim, o estudo da liberdade precisa estar ligado as nossas ações, como uma forma de ponderar nossas ações, e, as ciências humanas estudam a consciência como um estado de percepção do indivíduo em relação ao espaço ao seu redor, podendo ser o próprio funcionamento da sociedade como suas ações perante as circunstâncias.

Perguntas interessantes