Português, perguntado por annaletticia1, 10 meses atrás

redação sobre o preconceito racial

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssaconstante1
7

Resposta:

Explicação:Embora brancos, negros e qualquer outra raça seja considerada igual perante a Constituição, na prática ainda há diferenças. Sendo assim, afrodescendentes acabam encontrando dificuldades quanto a inserção em setores como o mercado de trabalho e universidades. Além disso, os negros são pouco ou mal representados na mídia e a cultura afro, no Brasil, ainda encontra resistência para ser aceita, mesmo com a imensa contribuição para a formação dos costumes brasileiros.

O sonho de Martin Luther King, líder do movimento dos direitos civis negros nos EUA, era que os indivíduos fossem julgados pela personalidade e não por cor de pele. Contudo, esta realidade segue distante. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso de pessoas negras à educação de qualidade segue restrita, representam apenas 12% dos estudantes universitários. Consequentemente os afrodescendentes são as maiores vítimas do desemprego, já que são 63% dos desocupados no Brasil, de acordo com o IBGE.

Da mesma forma, a população negra encontra barreiras na questão da representatividade na mídia. Uma vez que, somente em 2018, (Sem vírgula) foi possível ter um filme de super-herói com um elenco predominantemente negro, o longa "Pantera Negra", que possui uma das maiores bilheterias da história da Marvel. Por outro lado, personagens de destaque social como a juíza Raquel, da novela "O Outro Lado do Paraíso", interpretado por Érika Januza, atriz negra, ainda são raros na dramaturgia brasileira. Todavia, em outros espaços midiáticos, afrodescendentes também sofrem discriminação, como o caso de Maju Coutinho, da TV Globo. A jornalista chegou a prestar queixa por racismo sofrido através de comentários na internet.

Por isso, é preciso reafirmar o papel do negro na sociedade, dando-lhe o devido destaque. Com a finalidade de promover a cultura afro, o Estado deve trabalhar na criação de centros que ofertem aulas de Capoeira, Maracatu, Maculelê e outras manifestações do gênero e que sejam abertos para toda a comunidade civil. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) mesmo tendo em suas diretrizes a adoção da cultura afro-brasileira nas escolas, pode atuar no incentivo de competições entre estudantes sobre a formação étnica do Brasil, instigando ainda mais a pesquisa por parte dos alunos. Dessa maneira, a sociedade teria mais armas contra preconceito, uma vez que o mesmo se dá através do desconhecimento.

Respondido por anadenisehabdallah
0

Resposta:

me manda esse texto pf

Explicação:

21974552553

Perguntas interessantes