Sociologia, perguntado por itimzlinda, 11 meses atrás

Redação: Sobre o papel social da escola e da família?

me ajude por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por eloluzpd5ya2
4

É importante que família e escola atuem em parceria, onde seus papéis fiquem bem delimitados.

Hoje o contexto escolar tem se inserido cada vez mais cedo na vida das crianças. Por isso, é importante que família e escola atuem em parceria, onde seus papéis fiquem bem delimitados quanto à educação da criança. Partindo dessa idéia, propõe-se uma reflexão sobre a relação família/escola.  

Quando a questão é educação, a pergunta que poderá segui-la é se existe uma maneira de se preparar para exercer o papel de pai ou mãe. De acordo com especialistas a resposta é não, o que significa uma grande diferença entre ser pai e mãe e ser professor, uma vez que assumem papéis distintos. Apontam que enquanto o professor possui uma bagagem teórica e metodológica que lhe proporciona condições de avaliar seu trabalho, pai e mãe aprendem com a prática, a partir do momento que tem o filho. Antes disso é somente idealização. Especialistas consideram uma injustiça educar os filhos da mesma forma, uma vez que cada um é diferente.

Quanto à idade certa para se estabelecer limites para os filhos, outra pergunta bastante comum, especialistas afirmam que é desde o nascimento. Explicam que apesar da criança pedir comida, colo, por meio do choro, ela não terá a mãe 24 horas por dia, é necessário então estabelecer os horários para cada coisa. Quando a criança chora e a mãe diz para esperar um pouco que logo irá cuidá-la, está colocando um limite. Chamam a atenção para a idéia errônea de limite que muitos têm, sendo que o mesmo prepara para a vida em sociedade.    

De acordo com especialistas, o papel da escola além de proporcionar a aquisição do conhecimento, é educar para o convívio com várias pessoas. À família cabe o papel de transmitir os valores morais e a ideologia de vida, e serem firmes quanto a isso. Por exemplo, valores como generosidade e honestidade devem ser ensinados pelos pais, mesmo que outras famílias não os ensinem, deixando bem claro a importância destes na sua.



Respondido por titannicope4r6v
2

A escola tem o dever de escolarizar o aluno e a família educá-lo, quando esses papeis se invertem, o que temos são: que os alunos seguem uma hierarquia ultrapassada. O importante é que o aluno aprenda respeita e viver em sociedade. A família o ensina a respeita os valores morais e cívicos, como, por exemplo, respeita os idosos.

Toda geração é recriada, por isso que ela deve compreender as regras sociais, a obediência não pode jamais silenciar o aluno, e sim fazê-lo compreender que vivemos sobre leis.

A escola social moderna não o repreende, e sim o faz participar de todos os meios educacionais e sociais. A família, neste caso, é o suporte, ou seja, a fortaleza que vai servi-lo.

Os melhores alunos são aqueles que buscam o auxílio, tanto na escola e na família, porém o meio familiar é mais importante que o escolar, pois é através da família que forma o caráter do estudante, e é na escola que o socializa a viver no meio das diferenças.

   

Perguntas interessantes