ENEM, perguntado por Leon11, 1 ano atrás

redacao sobre o movimentos migratório para o Brasil no século 21

Soluções para a tarefa

Respondido por danielanobre
6

Redação 1:

" Brasil : O coração do mundo

O Brasil é um país que nasceu das grandes imigrações, europeus, portugueses, em busca de grandes propriedades de terra. Graças a isso nossa cultura é diversificada. No século XXI o país vem atraindo imigrantes em busca de trazer novidades para nós.

Cada cantinho do país exibe a cultura de um certo povo , não só na épocas passadas, mais também nos dias de hoje o PIS atrai imigrantes por ser um país de grande diversidade, seus carnavais, suas praias, é Salvador, é Minas Gerais, tudo isso é Brasil, este sim é o coração do mundo.

Contudo, o Brasil também é um país que necessita de mão de obra qualificada, profissionais competentes, com isso aumenta o fluxo de imigrações de grandes profissionais com o objetivo de trazer ideias inovadoras para o nosso país.

Isto é consequência da má formação educacional dos brasileiros. O pouco investimento na educação, a falta de interesse na busca de uma melhor capacitação para os nossos trabalhadores.

Em suma, o nosso país é rico em cultura, muitas delas conhecida internacionalmente, como o nosso carnaval. Mais deixa um pouco a desejar na educação. O governo deveria investir mais em cursos profissionalizantes de longa duração, projetos que incentivem o jovem para o mercado trabalho."

Redação 2:

" Imigração: combater ou não?

Há fluxos migratórios, de pessoas, desde o paleolítico, no entanto, as suas causas foram alterando-se no decorrer dos tempos: na Antiguidade eram a seca ou a necessidade alimentar; na Idade Média, a religião e na Idade Moderna e Contemporânea, o trabalho. Sendo as guerras um fator comum em todos os períodos supramencionados. O Brasil é um dos países que mais recebeu e ainda recebe imigrantes, das mais diversas nacionalidades, desde o século XVI.

A imigração para o Brasil é muito peculiar. Durante a Colônia e o Império os imigrantes eram, principalmente, europeus ocidentais e africanos. Estes foram trazidos compulsoriamente e aqueles vieram por motivos variados. Hoje, os imigrantes são oriundos de países pobres, em sua maioria, das Américas e da África, principalmente de Angola por ser um país lusofônico, além de Haiti, Bolívia e Paraguai, pela proximidade, acarretando, em partes, problemas econômicos.

A vinda de estrangeiros, para o Brasil, deve ser controlada. A imigração desenfreada só prejudicará a economia brasileira, no que tange ao desemprego, e aos próprios imigrantes em virtude da xenofobia. O país necessita de profissionais qualificados, logo, a chegada destes ajudaria o Brasil a desenvolver-se.

Infelizmente, conter a imigração ilegal é quase impossível, vide os Estados Unidos, porém deveria haver um controle melhor das fronteiras, usando o exército para proibir a imigração ilegal. Outro ponto seria a criação de um projeto similar ao canadense, para convidar os estrangeiros que queiram morar no Brasil, no entanto, os candidatos deverão ter qualificação acadêmica e profissional, análogo ao programa do Canadá. Além do mais, a diminuição da burocracia para a deportação, seguindo as regulamentações da ONU e da OEA. Com todas essas medidas perpetradas, serão assegurados os empregos dos brasileiros e o desenvolvimento nacional, contribuído pela qualificação dos estrangeiros."

Redação 3:

" A migração humana é um fenômeno antigo, amplamente estudado pela história da sociedade e possui como princípio básico a busca por melhores condições de vida. O Brasil é um dos países que, historicamente, experimenta mudanças constantes no fluxo migracional.

Em tempos de crise, países que uma vez faziam parte da hegemonia econômica mundial, veem parte de sua população evadir em busca de melhores oportunidades – como ocorre em alguns países europeus e o seu aumento de jovens imigrantes no Brasil.

O atual aumento do fluxo de imigrantes no Brasil evidencia sua ascenção como economia mundial – a participação no promissor bloco econômico BRICS e o fato de sediar os próximos grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas são outros indicadores disso.

O fato é que é impossível negar a importância desses movimentos migracionais, em especial, a imigração. Seu legado no enriquecimento da cultura e da miscigenação étnica bem como a ocupação das terras e a movimentação da economia são aspectos a serem considerados.

Em contrapartida, problemas como o aumento da população de baixa classe econômica e o “inchaço” populacional nas áreas urbanas com decorrente crescimento das periferias são efeitos negativos de uma imigração abusiva.

Assim sendo, a criação de políticas governamentais para evitar uma imigração desenfreada faz-se necessária. Critérios seletivos como a facilitação do acesso à imigrantes bem qualificados beneficiariam inclusive, áreas no Brasil onde há carência de mão de obra especializada."


Leon11: obrigado!
Perguntas interessantes