Português, perguntado por silvarochathais6, 10 meses atrás

redação sobre mulher no campo​

Soluções para a tarefa

Respondido por estevaobatista90
0

Explicação:

Apesar de terem uma grande participação do que é produzido no campo, na maior parte das vezes, as mulheres não são reconhecidas como produtoras ou donas das propriedades. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Oxfam Brasil, intitulado “Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdades no Brasil rural”.

Segundo esse levantamento, apenas 12% das terras no país possuem proprietárias mulheres. Desse percentual, 5% compreendem zonas rurais. Assim, o perfil dos donos das terras brasileiros é majoritariamente masculino.

A pesquisa revela ainda que a maior parte das mulheres proprietárias possuem terras menores que 5 hectares. Além disso, mesmo quando são produtoras que tocam a propriedade, o registro geralmente está em nome de algum homem da família, como o pai ou um irmão.

Por outro lado, quando analisamos os dados demográficos do Brasil, percebemos que há uma discrepância muito grande: mais da metade da população brasileira é formada por mulheres. Ou seja, em termos de quantidade, há igualdade de gênero, mas a representatividade da mulher do campo ainda é muito baixa, principalmente quando nos referimos a funções de gestão do negócio.

De acordo com a Pesquisa Hábitos do Produtor Rural realizada pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), publicada no Estadão, 31% dos cargos de administração do empreendimento eram ocupados por mulheres em 2017. Apesar de ainda estar em desvantagem em relação aos homens, já foi um grande avanço — em 2013 eram apenas 10%.

Esses estudos apontam para uma grande mudança no cenário do trabalho rural: a representatividade da mulher do campo tem ficado cada vez mais forte. Mas que mulheres são essas e como atuam. Vejamos!


silvarochathais6: Eu posso citar também a Revolução Industrial, né ?
Perguntas interessantes