redação sobre direitos humanos e literatura: o direito a literatura
Soluções para a tarefa
Podemos dizer que os primeiros ensaios do que temos hoje como carta dos direitos humanos, começaram com movimentos literários e culturais, desde a revolução francesa, onde surgiram de maneira pertinentes temas como fraternidade, igualdade e liberdade. Assim foram sendo lapidados esses conceitos e outros muitos introduzidos até os dias atuais onde temos direitos humanos bem expressivos.
Apesar de possuir um caráter histórico bem recente, a preocupação com dos direitos que garantem a dignidade humana de uma forma ampla e com um pensamento em todos é bem recente se comparamos com o tempo de vida da humanidade, de modo que as características liberais que foram vitais nesse processo.
Pois o liberalismo prega a liberdade, e para que seja assegurado os direitos dos seres humanos liberdade é um ponto principal nessa discussão de modo que sem a liberdade não existe nada que possa garantir que os direitos serão preservados. Todo ser humano tem direito a vida, a liberdade de expressão, a liberdade de todas as formas, sendo de crença, de sexo, de pensamento, todo ser humano também é livre de qualquer forma de tortura.
Ela enfatiza também que todos seres humanos independente de classe social ou cor da pele tem direito as mesmas liberdades. Diz também que todos tem direito d igualdade perante a lei, todo ser humano tem direito a uma nacionalidade, e a asilo em outros país caso esteja sendo perseguido.