ENEM, perguntado por reizlc, 11 meses atrás

Redação sobre desigualdade social

Soluções para a tarefa

Respondido por Cgabrieus
4
Dentro do espectro brasileiro há uma enorme disparidade social, visto que não têm igualdade jurídica, econômicas e comerciais disponível à todas as classes sociais. Isso é o reflexo de todo o contexto sociocultural vivido pelo país desde sua criação, o qual nunca deu importâncias significativa aos menos privilegiados.
Ademais, como dito anteriormente, que não há equidade jurídica, econômica e nem comercial com todos os indivíduos, mostra que a segregação social é vigente no Brasil, primacialmente porquê neste cenário que vivemos só os ricos e pessoas com ótimas formação tem o poder de ter uma segurança judicial em todo seu âmbito, além do mais, só tem o poder de compra no Brasil aqueles que também são ricos.
Igualmente, a falta de interesse público em sanar a problemática da desigualdade social é notório, já que não há políticas públicas vigentes que tenham ênfase em acabar com o problema, essa falta de interesse repercute como perpetuação da desigualdade social que já duram séculos no Brasil.
Torna-se evidente, portanto, que o Ministério público através de sua promotorias de justiça intimem os três poderes para que eles usem da sua autoridade e criem políticas públicas que visasse acabar com a pobreza. Desta forma o Brasil se verá livre da desigualdade social.
Respondido por alissamendes16
0

Explicação:

A população é dividida em classes sociais: alta, média e baixa. Onde a classe alta (a burguesia), são os mais respeitados, com mais escolaridade, que recebem mais lucros. Já a classe baixa (os pobres), são os menosprezados, que possuem um baixo padrão de vida, consequentemente, tendo dificuldades em relação à alimentação, saúde, e necessidades básicas.

A sociedade burguesa surgiu nos tempos do feudalismo, e permanece até hoje causando a desigualdade social entre classes. Tal classificação que gera opressão e discriminação. Para Karl Marx, existe em toda a sociedade, a classe dominante e a classe dominada. Sob essa perspectiva, evidenciamos que é notória a necessidade que os pobres têm dos ricos por eles terem mais influências em relação a diversos fatores.

O governo tem se mostrado ineficaz na atuação para a resolução dos problemas, dessa forma, é necessário uma nova maneira para promover a igualdade social, a inclusão, e a honesta distribuição de renda, defendendo o que é justo.

Perguntas interessantes