Ed. Moral, perguntado por Biihalmeida88081, 1 ano atrás

redação sobre consumo de álcool na adolescência? por gentileza, alguem me da um help!

Soluções para a tarefa

Respondido por consultorgeral
5

Redação: O Consumo de álcool na adolescência

A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, logo, é caracterizada por conflitos internos que levam o indivíduo a questionar conceitos, atitudes, valores e principalmente avaliar novas “necessidades”. Dentre estas necessidades, talvez a maior da fase de vida na adolescência seja a inserção social ou a aceitação social perante um grupo ou comunidade.

O adolescente é inundado diariamente por uma quantidade absurda de informação e ao mesmo tempo é confrontado com valores culturais e morais, aos quais a rebeldia normal da idade insiste em questionar... Assim, os jovens buscam além da inserção social, uma forma de se auto-afirmarem enquanto indivíduos de uma sociedade, sob uma visão mais ampla. Para muitos, o simples fato de ser visto segurando uma latinha de cerveja, ou mesmo sentado em uma mesa rodeado de amigos e fazendo o consumo de álcool, transmite uma “imagem social” de independência, liberdade e autonomia perante seus atos diante da sociedade.

O problema é que o consumo de álcool na adolescência, que no início reflete as hipóteses citadas acima, em um segundo momento pode se desdobrar em um quadro até mesmo “irreversível” de dependência química, gerando a doença do alcoolismo. Esta constatação é tão grave que o jovem ainda não possui o devido discernimento para avaliar as consequências futuras de uma prática atual, por mais que ele tenha acesso à informação e consequências do abuso de álcool, mas infelizmente também existe a “contrainformação”, ou seja, o senso comum de que bebida é sinônimo de prazer e convívio social, representa lazer, diversão e comemoração, sendo que a própria mídia publicitária assim divulga. Mulheres belas em praias, jovens com corpos esculturais, induzem o adolescente que a bebida é salutar, quando na realidade é exatamente o contrário.

Muitas famílias são destruídas quase que diariamente pelo alcoolismo, além do mais, na adolescência, o percentual de mortes violentas pelo uso ou abuso de álcool é maior que na fase adulta. Enfim, as desvantagens do consumo de álcool na adolescência são proporcionalmente maiores em relação às vantagens (se é que existe alguma vantagem em ser alcoólatra).

Os pais, educadores, responsáveis de alguma forma, devem alertar os adolescentes sobre o consumo de álcool nesta fase da vida, pois além de ser proibido por lei a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos, o risco para a dependência é potencialmente elevado até mesmo por questões hereditárias ou simplesmente orgânicas, pois o organismo de um adolescente ainda está em formação, ou seja, ainda está em “maturação”, e influências químicas desta natureza podem conduzir a processos irreversíveis (isto já foi cientificamente comprovado).

Concluindo, é papel de a própria sociedade tentar coibir o consumo de álcool na adolescência, pois representa risco à próxima geração que virá... Será que queremos uma nova geração de pessoas dependentes do álcool?

Perguntas interessantes