Português, perguntado por gustinha, 1 ano atrás

Redação sobre ávida de Orígenes Lessa

Soluções para a tarefa

Respondido por victormario2
1
rígenes Lessa foi jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta. Em 9 de julho de 1981 foi eleito para a Cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Osvaldo Orico. Foi recebido em 20 de novembro de 1981, pelo acadêmico Francisco de Assis Barbosa.

Filho do pernambucano Vicente Themudo Lessa, historiador, jornalista e pastor protestante, e de Henriqueta Pinheiro Themudo Lessa, foi com a família para São Luís do Maranhão em 1906, onde morou até os 9 anos. Da experiência de sua infância resultou o romance "Rua do Sol". Em 1912, voltou para São Paulo. Dos 19 aos 21 anos, ficou num seminário protestante.

Em 1924, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Separado voluntariamente da família, lutou para se sustentar, dedicando-se ao magistério. Completou o curso de educação física e chegou a dar aulas de ginástica. Ingressou no jornalismo, publicando os seus primeiros artigos na seção Tribuna Social-Operária de "O Imparcial". Em 1928, matriculou-se na Escola Dramática do Rio de Janeiro, dirigida, então, por Coelho Neto, romancista aclamado como o "Príncipe dos Escritores Brasileiros".

Ainda em 1928, voltou para São Paulo, onde ingressou como tradutor no Departamento de Propaganda da General Motors, ali permanecendo até 1931. Em 1929, começou a escrever no "Diário da Noite", de São Paulo, e publicou a primeira coleção de contos, "O Escritor Proibido", calorosamente recebida por Medeiros e Albuquerque, João Ribeiro, Menotti del Picchia e Sud Menucci. Seguiram-se a essa coletânea "Garçon, Garçonnette, Garçonnière", menção honrosa da Academia Brasileira de Letras, e "A Cidade que o Diabo Esqueceu".

gustinha: obrigado, me ajudou bastante!
victormario2: ok
Perguntas interessantes