ENEM, perguntado por vitoriakhalilteixeir, 4 meses atrás

Redação sobre ativismo polític

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamarques038
0

Resposta:

Texto 1:

Em entrevista ao jornalista Thomas Trauma da Revista Veja, em setembro de 2020, Fernando Henrique Cardoso diz que a “reeleição foi um erro que precisa ser corrigido”. Conforme afirma o jornalista, FHC reconheceu que recandidatura distorce a democracia. É hora de o Congresso mudar a lei.

Demorou 23 anos, mas Fernando Henrique Cardoso apresentou um mea culpa por ter jogado o peso de seu governo para aprovar a emenda da reeleição. A mudança constitucional foi aprovada em janeiro de 1997 (...).

A democracia brasileira é jovem e falha. Os políticos não são cobrados o suficiente e as pesquisas mostram que os eleitores não se sentem plenamente representados. O nome para resolver isso se chama reforma política, que precisa começar pelo fim da reeleição. O que acontece hoje na cidade do Rio, com o prefeito usando dinheiro público para contratar “guardiões” para defendê-lo das reclamações nas portas dos hospitais, é apenas a ponta de um iceberg dos abusos cometidos em boa parte das cidades.

Prefeitos, governador e o presidente se sentem donos da máquina pública e a usam para alimentar sua classe de apoiadores.

(...)

Texto 2:

Em 24 de setembro de 2020, Lucas Gelape faz referência à entrevista de Fernando Henrique Cardoso que aceitou o que a seus olhos seria uma culpa sobre a instituição da reeleição no Brasil. Hoje, FHC vê a reeleição como algo negativo, uma vez que “imaginar que os presidentes não farão o impossível para ganhar a reeleição é ingenuidade”.

O texto de Lucas “As vantagens da reeleição”, publicado na Folha de São Paulo, traz considerações que explicitam outro ponto de vista acerca do tema.

(...)

O argumento fez eco pelo país. Uma PEC proibindo a reeleição de chefes do Executivo nos três níveis foi apresentada e há relatos de líderes partidários apoiando essa proposta no Congresso.

A teoria e as evidências, porém, pedem cautela. Os argumentos mobilizados parecem se guiar pelos chamados “estelionatos eleitorais” (...). Contudo, não é evidente que essas experiências possam ser usadas unicamente como argumentos contra a reeleição.

O mea-culpa de FHC seria mais pertinente caso tivesse como alvo a entrada em vigor da regra imediatamente após a sua promulgação. Ao deslocar-se o início da vigência para o futuro, diminuem-se os incentivos para que agentes usem alterações de regras em benefício próprio ou com fins imediatos. Podemos também ser mais criativos nas propostas de mudança: é necessário vincular a proibição de reeleição a todos os cargos eletivos no Executivo? Quais as vantagens e desvantagens de limites no Legislativo?

É preciso cautela para analisar esse fenômeno. Afinal, não se pode ignorar os bons argumentos e as evidências robustas que revelam aspectos positivos da reeleição.

Texto 3:

Conforme Dicionário Aurélio (online), o verbete “reeleição” significa:

Substantivo feminino: Oportunidade de uma nova eleição para quem pretende ocupar novamente o mesmo cargo, exercendo um novo mandato.

Ação ou efeito de reeleger, de escolher mais uma vez.

Explicação:

se estiver errado sinto muito

Perguntas interessantes