Redação sobre as consequências das drogas na vida dos jovens
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elaborar uma redação sobre as drogas é lidar com um tema delicado e que precisa ser abordado com consciência e conhecimento para obter nota máxima na redação do Enem. Nessa prova, valoriza-se o poder de argumentação do candidato, além da maneira como ele apresenta essas questões.
Isso acontece porque as redações do Enem seguem um modelo de texto dissertativo-argumentativo, trazendo temas da atualidade para que o candidato se posicione e apresente soluções — a chamada proposta de intervenção. Ou seja, além de linguagem correta e clareza na organização das ideias, outro aspecto avaliado é o senso crítico do candidato.
No que diz respeito à questão das drogas, é preciso entender a abordagem que será tomada na redação. Caso não haja nenhuma orientação específica no enunciado, o interessante é ponderar as duas realidades — saúde e segurança — e os dois posicionamentos existentes — a favor ou contra a legalização.
Abordar políticas preventivas com crianças e adolescentes é um ótimo argumento, independentemente da abordagem escolhida. Programas educativos, como já é feito para drogas lícitas (cigarro e álcool), costumam surtir efeitos positivos.
No que diz respeito às políticas públicas, os argumentos devem se basear no que já é feito hoje, com o combate policial ao tráfico, a segurança das fronteiras e a abordagem aos dependentes (como o tratamento dos usuários de crack).
Além disso, é interessante levantar as possibilidades de abordagem no cenário de uma possível legalização das drogas. Quais as consequências para a saúde pública? De que maneira a segurança seria impactada? Argumentos coesos contra e a favor são uma necessidade nesse tipo de redação.
Em uma eventual redação sobre drogas no Brasil, a abordagem do Enem deve ser argumentativa, de modo que qualquer opinião precisa estar bem embasada e ser explicada com clareza. Como explicamos no tópico anterior, existem hoje duas vertentes que abordam o problema das drogas.
Caso o candidato escolha por, em vez de relativizar ambas, defender um dos lados, é preciso argumentar a favor de sua escolha — e apontar o lado negativo da abordagem contrária. Esse tipo de redação, que pede um posicionamento do autor, precisa ser elaborada com consistência. Cada postura assumida pede uma argumentação, pois a coerência e o poder de convencimento do texto também são levados em consideração na hora da correção.
É importante também, na sua redação sobre drogas, tocar no assunto das liberdades individuais e como elas podem afetar a política de drogas, bem como podem ser afetadas com a abordagem defendida no texto. Pense em como funcionam as escolhas das pessoas atualmente, com relação ao consumo de álcool e nicotina, e qual seria a diferença para as drogas ilícitas.
A população deveria ter a liberdade individual preservada ao escolher consumir drogas? Ou é dever do Estado controlar essas escolhas? Todas essas questões devem ser abordadas para um texto completo.
Explicação:
As drogas estão sendo cada vez mais usadas como fuga da realidade, especialmente pelos jovens, o que é preocupante. Isso se dá não somente por má influência, mas sim por conta das questões familiar que este adolescente pode estar passando.
No Brasil, sabemos que há muitos pais que abandonam os seus filhos até antes mesmo deles nascerem, o que é algo que se não for trabalhado no futuro, pode ser um caminho. Mas não só isso, há muitas coisas que são notadas há algum tempo por especialistas.
Além de drogas ilícitas, existem também as drogas lícitas, que esses jovens podem ter acesso até em casa com seus familiares, o que é assustador. Isso porque os seus familiares, que deveriam dar o exemplo, podem acabar fazendo com que esses jovens achem normal consumir drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O que podemos fazer para melhorar isso é sempre mantermos o diálogo, seja com familiares ou amigos, para que isso não se torne um tabu. Além de fazer terapia e cobrar os orgãos públicos para que estejam sempre fiscalizando os lugares, assim pode ser evitado que jovens tenham acesso à essas drogas facilmente.