Português, perguntado por adria1745, 9 meses atrás

redação sobre a violência no Brasil ​

Soluções para a tarefa

Respondido por brunafreitas614
46

Resposta:

Brasil convive com muitos desafios e um deles está relacionado à violência em nossa sociedade. Os casos de homicídios, roubos, assaltos estão cada vez mais presentes nas grandes cidades e se alastrando para regiões interioranas do país. Devido aos altos índices de criminalidade, há uma grande preocupação do governo brasileiro, sociedade e ONGs, para tentar diminuir esse quadro.

A realidade do Brasil hoje é preocupante, há muitos fatores que contribui para isso, o país tem na atualidade uma das maiores taxa de homicídios do mundo na % de 26,20 por 100.000 habitantes. Esses dados comparados à taxa de países como: EUA, Inglaterra, Chile e mais outros países, há verdadeira epidemia de mortes no Brasil. Outro dado relevante é números de roubos em cidades como São Paulo e Rio Janeiro que continua crescendo. No rio janeiro, hoje tem um assalto para cada dois habitantes, situação que deixa a população com medo e amedrontada.

Contudo, Há por fim, uma sensação de impunidade, provocada pela lentidão da Justiça brasileira. Pois, milhares de processos estão parados, e isso agrava o problema da violência. Os números mostram à proporção de casos que os julgamentos dos crimes estão atrasados, isso faz com que os infratores comentam novos delitos. Além disso, o país tem um déficit de mais 200 mil vagas, no sistema prisional, agravando mais o problema. No entanto, a situação das policias no país é difícil. Pois, os policiais estão em péssimas condições de trabalhos, com seus baixos salários, desmotivados , e mesmo assim continuam fazendo bom trabalhos, apesar de todas as dificuldades, e pouquíssimo reconhecimento da sociedade brasileira.

Portanto, é necessário mudar muitas coisas para acabar com a violência no Brasil. A primeira mudança é atualizar o código penal, CPP, e aplicar com rigor essas leis. É preciso que outras leis sejam criadas com penas mais duras, para que o infrator do crime tenha em mente que o cometimento do delito não vale a pena. Além disso, é viável construção de mais presídios em todo o Brasil, como também é preciso à valorização dos profissionais de segurança pública, que estão diariamente combatendo a violência, dando-lhes condição de trabalho digno. A mídia pode contribui para a valorização desses profissionais através de campanha publicitaria. O poder executivo, legislativo, e judiciário tem papel fundamental para diminuir esse quadro de violência no país.


gabrielsarachu335: Muito bom,ficou melhor que a minha!Parabéns!
brunafreitas614: Haha obrigada, boa sorte com seu trabalho
gabrielsarachu335: Obrigado
Respondido por larissamagrani
8

A violência é um ato que coage e inibe as pessoas de se expressarem e de agirem no mundo. Portanto, é uma ação nefasta que deve ser controlada pelas normas jurídicas.

A violência física é aquela cujo agressor se beneficia da força para praticar atos de coerção, como: chutes, socos, empurrões e até a morte.

A violência psicológica é manifestada por palavras e gestos. Não há lesão física na vítima, mas há uma violência pautada nos xingamentos e na humilhação.

Já a violência sexual é cometida quando há abuso relacionado à prática sexual. Sendo uma violência que, geralmente, tem como vítima as mulheres, expressa o machismo e a misoginia através de atos repugnantes e criminosos.

A violência patrimonial se configura por furtos e roubos de coisa alheia. Além disso, há prejuízo quanto à destruição do bem alheio, ou seja, dano material.

Por último, há a violência moral, caracterizada pelo dano moral à imagem da vítima. Elementos que abarcam calúnia, injúria e difamação são recorrentes nesse ato típico.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15216135

Anexos:
Perguntas interessantes