redação
saude mental ainda é um tabu para a sociedad?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É inconteste, que a saúde mental ainda encontra-se como um tabu para a sociedade hodierna. Visto que, os transtornos psicológicos são frequentes alvos de banalização e de preconceitos que dificultam a aceitação e o combate das doenças mentais nos indivíduos. Isso ocorre, em razão da herança histórica deixada pelos antigos manicômios e seus tratamentos em consonância com a escassa disseminação de informações e conscientização sobre as patologias psíquicas no meio social.
Os antigos manicômios contribuíram de modo considerável para cultura de aversão aos distúrbios mentais. Tem-se como exemplo, o Hospital Psiquiátrico Colônia de Bacena-MG, tido como maior símbolo de higienização mental no país, onde milhares de pessoas com e sem transtornos psicológicos foram internados em conjunturas desumanas, vítimas de maus-tratos e submetidos a tratamentos cruéis de choque, lobotomia e punições que causaram inúmeras mortes. Nesse sentido, as práticas sucedidas nos anosos hospícios e as abordagens feitas às patologias psíquicas, propiciou uma visão deturpada quanto as mesmas, e gerou uma nítida segregação social. Isto posto, os indivíduos considerados como "loucos" foram, por muito tempo, excluídos e discriminados pela sociedade.
A saúde mental também encontra um dos seus maiores desafios na minguada difusão de informações quanto a mesma na sociedade. Convém sobrelevar, a existência da Campanha Janeiro Branco, dedicada à prevenção das patologias mentais, realizada por psicólogos que veem ganhando cada vez mais destaque e chamando a atenção para a importância da prevenção e da conscientização dessas questões de ordem psicológica. Porém, ainda é pequena a propagação de campanhas como essas em todos os âmbitos sociais. Dessa forma, a quantidade de pessoas acometidas com esses transtornos ainda é grande, assim como seus estigmas.
Infere-se, portanto, que a saúde mental ainda é considerada um tabu que causa grande defasagem na realidade brasileira. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Saúde em parceria com a mídia, crie mais campanhas de ação preventiva e sensibilizadora, com linguagem simples e acessível, no que tange aos transtornos psíquicos. Ademais, é viável também, que seja incluso nos currículos escolares, matérias que abranjam a importância de cuidar da saúde psicológica. Dessa maneira, será possível assegurar que, gradativamente, uma sociedade mais saudável seja formada.