Português, perguntado por DyanePK, 9 meses atrás

redação com o tema: A valorização dos símbolos pátrios.

Soluções para a tarefa

Respondido por emellynsantos71
2

Resposta:

No limiar do século XVIII, o Iluminismo pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos mobilizam-se para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, o brasileiro pouco tem feito para resolver a problemática da falta de patriotismo por parte da população. Isso é confirmado não só pela quantidade de pessoas que não respeitam os símbolos nacionais, mas também pela inércia governamental em comedir esse revés.

A princípio, é grande a quantidade de cidadãos que sequer sabem cantar o hino ou o que a bandeira nacional representa, comprovando que esse número é devido, em grande parte, ao não respeito à pátria e a falta de valores patrióticos na população que foram sendo perdidos ao longo do tempo. Tal fato é confirmado por uma reportagem do portal Terra, segundo a qual mais de 58% da população não sabe cantar o hino nacional. De modo que, essa matéria termina por ratificar um juízo do filósofo Sócrates de que “os erros são consequência da ignorância humana”, no caso, o pouco amor a sua pátria e aos valores cívicos.

Além disso, a falta de políticas públicas mais eficazes para mitigar a falta de nacionalismo pelos brasileiros fere a Constituição que há 31 anos prometia uma nação com viés de bem-estar social.

Dessarte, o Estado não criou meios eficientes para conter esse transtorno nacional, expondo as novas gerações e as futuras ao esquecimento de nossos valores patrióticos e a assimilação dos costumes de outras nações favorecida pela indústria cultural. Por conseguinte, o país encontra-se diferente daquele outrora idealizado na Carta Maga de 1988. Dessa forma, o Brasil ficou distante desse modelo constitucional de nação.

Logo, o problema exposto e as falhas nas ações de governo que o maximiza devem ser combatidos. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério a Educação e Municípios, por meio de resolução que tem aplicabilidade imediata, criar na rede de ensino o dia da pátria uma vez ao mês com palestras sobre os símbolos, valores e costumes nacionais, a fim de criar o senso mais cívico nos jovens e nas futuras gerações. Ademais, deve-se veicular campanhas informativas para a população passando o hino, bandeira e brasão nacional. Assim, o Brasil será uma não que cumpre com a Constituição Federal e segue os preceitos iluministas de sociedade.

Explicação:

Confia na mãe


DyanePK: Valeu mesmo pela ajuda!
Perguntas interessantes