REDAÇÃO 2021 - " INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL "
De acordo com os direitos humanos de 1948 o acesso a cidadania é garantido com dignidade. No entanto isso ainda não é uma realidade Brasileira, pois ainda muitos brasileiros são excluídos por falta do seu registro civil. Dessa maneira medidas são necessárias para solucionar esse impasse que tem como causa a desigualdade e a omissão do assunto.
De inicio percebe-se a diferença que ainda persiste na sociedade brasileira . De acordo com o índice de Gini, o Brasil é uma das 10 nações mais desiguais do mundo. Com isso fica claro os buracos problemáticos no País e a falta desse documento tão importante que é o registro de nascimento aumenta ainda mais as diferenças sócias.
Ademais, diante de uma pauta tão necessária vê-se ainda a sua omissão. Fazendo uma comparação a teoria do sociólogo Karl Marx "Discursos Silenciados". Analisa-se que a invisibilidade do tema leva também a invisibilidade dessas pessoas. Logo agrava ainda mais o problema.
Concluindo, não a dúvidas da necessidade de uma intervenção por parte do Governo junto a instituições. Inserir campanhas em municípios para o registro Civil, por meio das unidades de saúde como os hospitais e postos de saúde e também cartórios. Para solucionar a questão da invisibilidade não só do assunto mas das pessoas que infelizmente se tornam invisíveis a civilização, a mídia será um grande aliado de modo que o assunto passe adiante e permita a conscientização para todos. Por fim a cidadania se tornará mais justa combatendo a invisibilidade, a falta do registro, garantido o acesso a cidadania no Brasil.
Alguém corrige ou da opinião pf ????
Soluções para a tarefa
- Não sou nenhum profissional nem um estudante aprofundado, mas vou dar minha opinião na camaradagem:
Introdução
Sua introdução começou bem, porém, observe a seguinte frase:
- "Dessa maneira medidas são necessárias para solucionar esse impasse que tem como causa a desigualdade e a omissão do assunto."
Ela seria sua tese, não? Você teria mais opções de desenvolvimento se você denunciasse consequências ou bloqueios, de forma implícita, sobre o tema, em vez de puxar uma conclusão logo no começo do texto.
E ainda, você acabou não comentando sobre as "medidas para solucionar" no desenvolvimento, o que, de certa forma, inutiliza a frase da introdução.
- Em outras palavras, há contradição e dúvida quanto à sua tese, então os leitores podem ficar confusos quanto ao que você queria abordar.
Desenvolvimento I
Na seguinte frase, seria mais entendível se você substituísse o ponto final por dois pontos ou ponto e vírgula, uma vez que você estaria explicando na outra frase
"De inicio percebe-se a diferença que ainda persiste na sociedade brasileira."
"De acordo com o índice de Gini, o Brasil é uma das 10 nações mais desiguais do mundo."
Frase com pontuação:
- "De inicio percebe-se a diferença que ainda persiste na sociedade brasileira: de acordo com o índice de Gini, o Brasil é uma das 10 nações mais desiguais do mundo."
Seguindo (marcado em negrito erros de concordância e pontuação);
- "Com isso ficam claros os buracos problemáticos no país e, a falta desse documento tão importante que é o registro de nascimento aumenta ainda mais as diferenças sócias (sociais)."
Nessa parte, além dos erros a serem corrigidos, recomendo que não fique enchendo muita linguiça e usando expressões que podem causar dúvidas. Em vez disso, opte por:
"Com isso, evidenciam-se as problematizações que a ausência do registro de nascimento fomentam, tais como o aumento exponencial das diferenças sociais"
Desenvolvimento II
- "Ademais, diante de uma pauta tão necessária vê-se ainda a sua omissão. "
- "Fazendo uma comparação à teoria do sociólogo Karl Marx "Discursos Silenciados", Analisa-se que a invisibilidade do tema leva também a invisibilidade dessas pessoas. Logo agrava ainda mais o problema."
Termos como "fazendo uma comparação com" soam a texto desnecessário, somado com a repetição próxima da palavra "invisibilidade", pode trazer desconforto ao leitor.
Eu a reescreveria deste jeito:
"Ademais, é notório que o estado omite e negligencia assegurar a correta documentação: tal omissão adquire como consequência, a invisibilidade civil e social, como evidencia o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx. Em outras palavras, é como se indivíduos literalmente deixassem de existir, motivo pelo qual o assunto é muito pouco pautado em discussões e debates"
Conclusão
- "Concluindo, não há dúvidas da necessidade de uma intervenção por parte do Governo junto a instituições."
- "Inserir campanhas em municípios para o registro Civil, por meio das unidades de saúde como os hospitais e postos de saúde e também cartórios."
- "Para solucionar a questão da invisibilidade não só do assunto mas das pessoas que infelizmente se tornam invisíveis a civilização, a mídia será um grande aliado de modo que o assunto passe adiante e permita a conscientização para todos."
- "Por fim a cidadania se tornará mais justa combatendo a invisibilidade, a falta do registro, garantido o acesso a cidadania no Brasil."
- Expressões como "não há dúvidas" podem parecer um pouco coloquiais, cuidado!
Eu fiquei um pouco confuso quando li essa conclusão. Claro, você apontou sua proposta e não há falhas nisso, só percebi que não há uma conexão muito bem elaborada quanto ao que você quis informar.
Além disso, a frase final ficou um pouco fora de contexto e muito desconexa, como se fosse algo óbvio demais (e não é isso que a redação quer de você!).
Eu mudaria a conclusão para algo como isto:
"Conclui-se que intervenções por parte do Governo, somadas com o auxílio de instituições são imprescindíveis para a resolução de tamanho problema; a inserção de campanhas em diferentes municípios, por exemplo, pode certamente oferecer um eficiente auxílio quando em locais estratégicos, como unidades de saúde e cartórios. Cabe também à população e ao estado, o uso da mídia de comunicação para que a mensagem se espalhe e conscientize aqueles que mais precisam. Dessa forma, a partir dos esforços de todos, a invisibilidade social será adequadamente abatida, haja vista a indispensabilidade dos direitos mais básicos que, desafortunadamente são negados àqueles que mais a necessitam.
Enfim, essa foi só a minha opinião, espero que ela te ajude (de alguma forma). :)
Resposta:Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
A Constituição Federal garante direito à igualdade, justiça e bem-estar à população, uma vez que a grande quantidade de pessoas sem registro civil no país apresenta-se como um dos obstáculo ao desenvolvimento da nação, fruto das dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros, que ocasiona a invisibilidade deles e a falta de acesso a direitos fundamentais. Nesse sentido, esses desafios precisam ser superados para que uma sociedade menos excluída seja alcançada.
Primeiramente, deve-se destacar causas acerca da falta de registro civil pela população. Nesse sentido, destaca-se o distanciamento dos cartórios em relação às pessoas, o custo do deslocamento, a ausência de locais de registro em certas cidades, bem como a burocracia , para um adulto tirar certidão de nascimento é necessário ordem judicial e testemunhas; para uma criança é necessário declaração da maternidade, por exemplo , e a falta de campanhas contra o sub-registro civil comprovam com o prosseguimento do problema. Consequentemente, muitas pessoas apresentam-se na invisibilidade.
Sobre essa questão, o artigo 6º da Constituição Federal garante os direitos fundamentais aos brasileiros: saúde, moradia, educação, trabalho e previdência social. Mas, sem certidão de nascimento não é possível obter outros documentos e sem eles não tem como adquirir os direitos garantidos. Exemplo disso é que muitos brasileiros tiveram dificuldade no acesso ao auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19, o motivo: falta de CPF.
necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União direcione capital, que por intermédio dos poderes executivos municipais e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos facilitem o acesso ao registro civil, por meio do incentivo e implantação de postos de registro nas maternidades que não possuem, ampliação do número de cartórios nas cidades e desburocratização dos processos. cabe ao Ministério das Comunicações informar a população sobre a importância do registro civil, através de campanhas nos meios de comunicação. Assim, será possível diminuir a invisibilidade e exclusão social.
Explicação: