RECUPERAÇÃO DO 1º SEMESTRE DE HISTÓRIA 1- Faça uma pesquisa sobre os povos da Antiga Mesopotâmia e escreva duas características de cada um, isto é, o que mais destacou cada um desses povos. (Capítulo 4 do livro) A)Sumérios: os sumérios, panas antions que habitaram a Mesopotam- Indique o que o zuzurante a uma forma de temiblo, Criada pelos sume- rios o Comum para os babiliénies e assiries, pertinente a época do antigo vale da Mesopotamia e construido na forma de pirâmides terraplanadas. Além disso, os ziguranter ser- Viam de deposito de cereais, moradia de governantes B) Acádios: :e de Acádios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque. Por ter sido uma região de passagem, a Mesopotâmia foi ocupada por vários povos de diferentes origens, como os sumérios, acádios e babilônicos
Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região. A fixação desse povo nesse território aconteceu por volta de 5000 a.C., atraído, provavelmente, pela fertilidade do solo proporcionada pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras cidades-estado dos sumérios desenvolveram-se a partir de 4000 a.C.
Os sumérios foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de técnicas de drenagem em pântanos, pela construção de barragens para impedir o avanço da água dos rios durante o período de cheia e por construírem reservatórios para armazenamento de água e canais de irrigação para utilização na agricultura e para o consumo em suas cidades.
No entanto, estudos recentes têm comprovado que esse conhecimento técnico foi herdado de um povo que habitava a região antes da chegada dos sumérios à Mesopotâmia. Esse povo foi chamado pelos historiadores de ubaídas. A cultura ubaída foi a predominante na região até o crescimento da cidade suméria de Uruk.
O termo “sumério” teve origem no idioma dos acádios e significa “terra de reis civilizados”. Os sumérios referiam-se a si mesmos como “o povo da cabeça negra” e chamavam sua terra de “terra do povo da cabeça negra”.