Recorde a explicação sobre o gênero ficção científica:
O que define esse gênero é a busca de verossimilhança por meio da explicação científica. Os acontecimentos podem ser fantásticos, fora do comum, mas parecem normais num contexto em que a ciência os justifica. Evidentemente, essa ciência é também ficcional e baseia-se em previsões e fantasias sobre o progresso científico da humanidade.
a) Qual é o primeiro indício dado no segmento 1 (que corresponde ao parágrafo 1 até o parágrafo 8) de que se trata de uma narrativa fantástica, de ficção científica?
b) Considerando apenas o segmento 1, podemos afirmar que os acontecimentos narrados nesse livro serão maravilhosos? Explique.
c) Aponte um detalhe de outro segmento que confirme tratar-se de uma narrativa de ficção científica, ou seja, que contém acontecimentos fora do comum, mas que se tornam verossímeis por serem justificados pela ciência (ainda que uma ciência fantasiosa).
Soluções para a tarefa
Resposta: GABARITO
a) O primeiro indício é o brilho de uma pedra, que Dara interpreta como o chamado de Rutilo. A personagem deita e espera ser transportada em sonho para o mundo do subsolo. Os sonhos provocados pela pedra parecem realidade. (Observar que, no parágrafo 10 (segundo segmento), o narrador diz que o único modo de entrar no parque da cidade era através do sonho).
b) Não podemos. O fato de a pedra começar a reluzir de repente é estranho, mas poderia ser apenas fruto da imaginação da personagem, pois pedras brilham naturalmente. O transporte de Dara para um mundo subterrâneo é a repetição de uma experiência já vivida anteriormente, mas nem ela nem o narrador dão certeza de que se trata de um acontecimento real ou de apenas um sonho que parece real. Portanto, neste primeiro momento pelo menos, os acontecimentos são apenas estranhos.
c) Os alunos poderão mencionar as capacidades das personagens: atravessar paredes sólidas, ler a mente dos outros e se comunicar por telepatia, inibir a telepatia pela aplicação de um gel, apagar a memória pela ação da água de um rio.
Explicação: Não copiei pois o meu também é do plurall