Principais doenças causadas pelo alcoolismo e seus impactos
Soluções para a tarefa
Gastrite: uma inflamação da parede do estômago que causa sintomas como perda de apetite, azia, náuseas e vômitos.
Hepatite ou cirrose hepática: pode provocar inflamação do figado, conhecida como hepatite, que causa sinais como olhos e pele amarelados e abdômen inchado. Quando ocorrem episódios de hepatite repetidos, pode ocorrer cirrose hepática, que acontece quando as células do fígado são destruídas, deixando o figado de funcionar e levando à morte do paciente.
Infertilidade: excesso de álcool pode levar à lesão dos nervos do organismo, podendo provocar impotência no homem. Já, na mulher o período menstrual pode se tornar irregular, podendo provocar infertilidade.
Infarto e Trombose: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso durante um longo período de tempo pode provocar doenças cardiovasculares como infarto ou trombose. Geralmente, estas doenças ocorrem devido a elevadas taxas de colesterol e triglicerídeos, onde há excesso de gordura acumulada nas artérias e que impede a circulação normal do sangue.
Câncer: o surgimento de até 7 tipos de câncer, que incluem a faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama.
Pelagra: o consumo de forma repetida e em quantidades elevadas pode provocar pelagra, uma doença conhecida como pelagra que é causada por falta de vitamina B3 (niacina) e que provoca pele acastanhada em diferentes partes do corpo, como face e mãos, e que geralmente provoca coceira frequente e diarreia constante.
Demência: o consumo bebidas alcoólicas em excesso, pode surgir demência, que se caracteriza pela perda de memória, dificuldade em falar e em mover-se.
Anorexia Alcoólica: este é um disturbio alimentar, que facilmente pode levar ao surgimento da anorexia da bulimia, com a diferença de que nesse caso as bebidas alcoólicas são usadas para diminuir a fome.