Realize uma pesquisa sobre Sócrates (470-399 a.C) quem foi, sua contribuição e suas técnicas e ferramentas que o ajudaram nesse processo e construção de conhecimento
Soluções para a tarefa
Sócrates foi um filósofo grego, filho de um artesão e de uma parteira, que fez do diálogo, o método de sua filosofia. Partindo da consciência da própria ignorância, desenvolveu o método socrático, como forma de conduzir seus interlocutores à verdade, à essência das coisas, ao universal.
Por isso, o diálogo socrático incluía três momentos: a ironia, a maiêutica e a indução ou definição. Pela ironia inicial, demonstrava que o pretenso sábio, além de não saber o que devia saber, ignorava que ignorava.
Somente a consciência do não saber é que torna possível o verdadeiro saber. Assim, o processo era dialético, pois partia da contradição, que permitia à ironia converter-se em maiêutica, a parição de ideias.
A indução era o terceiro momento do método socrático, quando através desse processo, negam-se as particularidades para se chegar a afirmação da essência universal.
Sócrates procurava ensinar a virtude, o hábito de fazer o bem, o que é bom, o que é melhor para o homem, pois para ele, a prática da virtude supunha o conhecimento do bem, pois ninguém pode querer o mal conscientemente, sabendo que é o mal.
Bons estudos!