Realizando uma análise biomecânica do agachamento livre o aluno é posicionado em pé com apoio bipodal (dois pés no solo) e os membros superiores elevados anteriormente no nível do ombro, em seguida solicita-se a realização de uma série de agachamentos. Analisando o movimento na subida o quadril realiza extensão, o joelho a extensão e o tornozelo a plantiflexão, dessa forma conseguimos realizar uma análise biomecânica sofisticada determinando os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas do movimento.
Assim, analisando esse movimento de subida descritos no texto assinale o que correpontde corretamente ao trabalho do músculo.
Alternativas
Alternativa 1:
Os músculos não podem ser usados como estabilizadores.
Alternativa 2:
Um músculo com o papel de antagonista não fica suscetível a lesão.
Alternativa 3:
São chamados de agonistas os músculos que produzem movimento articular oposto.
Alternativa 4:
Antagonistas não realizam o trabalho de relaxar em um movimento.
Alternativa 5:
Agonistas são os músculos que criam o mesmo movimento articular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa V .. pag 138
Explicação:
A alternativa correta sobre a análise biomecânica do agachamento livre é a Alternativa 5 (Agonistas são os músculos que criam o mesmo movimento articular).
O agachamento livre é um exercício bastante conhecido, já que atua movimentando os membros inferiores e toda a musculatura em seu entorno (glúteos e músculos posturais).
Nesse exercício há o recrutamento de músculos anteriores e posteriores da coxa, glúteos, panturrilha, lomabres, abdominais, e que exigem equilíbrio para sua execução.
A sua execução é complexa e necessita de equilíbrio muscular e concentração. É preciso ir fazendo um ajuste postural e de cargas.
Alguns erros que são cometidos durante a sua execução:
- Não jogar o quadril para trás na hora da execução.
- O posicionamento do joelho em relação aos pés.
- Jogar o quadril para os lados.
Para saber mais sobre o agachamento livre clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/22484476
Bons estudos!