Realizando experimentos derivados dos resultados de Crooks, em 1898 Thomson propôs um novo modelo atômico, onde o átomo era considerado uma esfera maciça com partículas negativas encrostadas. Este modelo ficou conhecido como pudim de passas.
Em 1910, Ernest Rutherford propôs um experimento onde uma fina folha de platina era bombardeada com um feixe de partículas , captadas por uma folha fluorescente coberta por sulfeto de zinco. Depois deste experimento, o modelo “pudim de passas” passou a não ser mais aceito. O resultado encontrado por Rutherford foi
Soluções para a tarefa
Respondido por
84
Algumas partículas eram desviadas, outras refletidas e outras passavam através da folha, sugerido que o modelo de Thomson era falho.
:)
:)
nilson6749:
Gabriel valeu
Respondido por
14
Rutherford apresentou a sua teoria para o seu modelo atômico, afirmou que o modelo vigente até então, também conhecido como "pudim de passas", que foi feito por J. J. Thomson, estava incorreto. Rutherford afirmou com seu experimento, que o átomo não era apenas uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons como dizia J. J. Thomson. Segundo Rutherford, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total, sendo que este núcleo, que conteria praticamente toda a massa do átomo, estaria sendo rodeado por elétrons de carga elétrica negativa, os quais descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades.
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás