qual è o poder De influencia da cidade do Rio De janeiro?
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OBS: NÃO PRECISA COPIAR TUDO SÓ O NECESSÁRIO. Resumo: O Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com
frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O
poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a
repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de
40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil,
atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar
como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o
imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio
(1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de
uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem
qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados
referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de
influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do
imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos
contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar
associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen
Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram
nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já
existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os
estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso
ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando
assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua
imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacional.
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