Reação endotermica
Reação exotérmica
Número de oxidação
Soluções para a tarefa
Explicação:
Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões.
Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos. Tais processos – evaporação e fusão da água – absorvem calor do ambiente e isso pode ser percebido pelo nosso corpo.
Reações exotérmicas
Ao contrário das reações endotérmicas, as reações exotérmicas possuem um balanço negativo de energia quando se compara a entalpia total dos reagentes com a dos produtos. Assim, a variação entálpica final é negativa (produtos menos energéticos do que os reagentes) e indica que houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção – também sob forma de calor.
A temperatura final dos produtos é maior que a temperatura inicial dos reagentes.
Reações endotérmicas
Já numa reação endotérmica, o fornecimento de energia desloca o equilíbrio para a formação de produtos. Uma vez que este processo absorve calor do meio.
As reações endotérmicas têm como característica possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Ambas em forma de calor.
Número de Oxidação (NOX)
O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente.
Isso significa que corresponde à tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos nas ligações que realiza. Por isso, a maioria dos elementos químicos apresenta diversos números de oxidação, dependendo do composto que ele está formando.
No entanto, existem alguns elementos, que normalmente são os mais eletropositivos ou mais eletronegativos, que apresentam o mesmo NOX em uma série de compostos diferentes.
O NOX de substâncias simples é sempre igual a zero. Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al.
O NOX de íons é igual a sua carga. Exemplos:
Na1+: NOX= +1
O2-: NOX= -2
F1-: NOX= -1
A soma dos NOX dos elementos de um composto sempre dá igual a zero;
A soma dos NOX dos elementos em um íon composto é sempre igual à carga do íon.
Veja como usar essas informações para calcular o NOX de vários elementos:
1. H2SO4:
O NOX do H é igual a +1;
O NOX do O é igual a -2;
A soma dos NOX desses compostos é igual a zero;
Precisamos saber apenas o NOX do enxofre (S), que chamaremos de x:
C
2. Na4P2O7:
O Na é um metal alcalino, então seu NOX é igual a +1;
O NOX do O é igual a -2;
A soma dos NOX desses compostos é igual a zero;
Precisamos saber apenas o NOX do fósforo (P), que chamaremos de x. Não se esquecendo de multiplicar pelo índice 2:
C
3. NH41+:
Nesse caso temos um íon composto, então a soma dos NOX será igual à carga, que é +1: