Administração, perguntado por jociaradm, 5 meses atrás

rastreabilidade é um conjunto de procedimentos que permitem detectar a origem e acompanhar a movimentação de um lote desde onde foi produzido até a mesa do consumidor. Hoje no Brasil existem diversos sistemas de rastreabilidade de produtos agrícolas implementados, nas mais diversas cadeias produtivas. Considerando as informações acima e a necessidade de desenvolvermos e exercitarmos habilidades de um(a) futuro(a) gestor(a) em agronegócio, nesta atividade MAPA você deverá pesquisar sobre rastreabilidade em uma das cadeias produtivas abordadas em nossa disciplina, cana-de-açúcar, algodão ou frutas. Desta forma, para desenvolver sua atividade MAPA você deve realizar os itens a seguir: 1. Escolha uma das cadeias produtivas (cana-de-açúcar, algodão ou frutas, caso seja fruta deverá escolher uma espécie frutífera) e descreva as principais características dessa cadeia produtiva (por exemplo: a importância dela, como é essa cadeia na sua região, como ela se organiza, etc...).  2. Descreva o que é "RASTREABILIDADE" e como é realizado o processo de rastreabilidade na cadeia produtiva que você escolheu.  3. Descreva detalhadamente os BENEFÍCIOS da rastreabilidade no produto/cadeia produtiva que você escolheu (pelo menos 2 benefícios, mas pode descrever mais se conseguir). 4. Descreva detalhadamente as DIFICULDADES ou DESAFIOS para implementação do processo de rastreabilidade em produtos agrícolas (pelo menos 2 dificuldades, mas pode descrever mais se conseguir).​

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

1) Um exemplo de desafios e aplicação da rastreabilidade é a cadeia produtiva do mamão nos Estados do Sul do Brasil.

  • Trata-se de um dos maiores mercados de frutas ao consumidor.
  • O mamão também é insumo para a indústria alimentícia.
  • A cadeia tem grande presença de pequenos produtores.

   

2) Rastreabilidade é o processo de acompanhamento do produto desde a origem ou fabricação até o consumidor final.

  • Na cadeia do mamão, redes supermercadistas e grandes produtores aplicam rastreabilidade por código de barras.
  • Os centros de distribuição (Ceasas) rastreiam fornecedores e clientes por CNPJ.
  • Pequenos agricultores são vinculados a feiras do produtor, através de cadastro municipal. Nesta parte da cadeia não há rastreio.

 

3) A rastreabilidade permite observar o comportamento da cadeia e do consumidor e proceder a melhorias ou ajustes quando necessário.

  1. Em caso, por exemplo, de ocorrência de intoxicação ou contaminação no produto, identificada junto ao consumidor ou no varejo, a rastreabilidade permite que se chegue na origem.
  2. Frutas em geral são tratadas como commodities, porém o consumidor, ao acompanhar dados sobre o produtor, pode tratá-las como marca e perseguir suas próprias preferências.
  3. O produtor, inclusive, pode usar ferramentas de marketing.

   

4) Como em várias cadeias do agronegócio, informalidade e produção informal dificultam rastreabilidade na cadeia do mamão.

  1. Pequenos produtores, às vezes de quintal, abastecem pequenos mercados. Não há controle.
  2. As Ceasas têm controle de clientes por CNPJ, mas nem sempre as transações entre fornecedores e os clientes são documentadas.

 

A cadeia das frutas, a informalidade e a rastreabilidade

Em parte, a rastreabilidade dos produtos agropecuários é uma exigência legal. Nas redes supermercadistas, grandes distribuidores e fornecedores para a indústria alimentícia, a rastreabilidade é sistematizada, inclusive com recursos eletrônicos.

 

A parte da cadeia que é informal, baseada em pequenos produtores, representa um desafio. Órgãos e entidades de fomento à produção rural, como a Emater, acompanham pequenos produtores e os integram à cadeia na medida do possível.

 

Continue aprendendo sobre rastreabilidade aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24993374

https://brainly.com.br/tarefa/24739947

https://brainly.com.br/tarefa/34542012

https://brainly.com.br/tarefa/24950609

   

#SPJ1

Perguntas interessantes