RÁPIDO POR FAVOR!!!
Um gráfico que relaciona a solubilidade e a temperatura é chamado de curva de solubilidade. Observe as curvas representadas no gráfico a seguir e responda às questões.
A) Considerando apenas as curvas correspondentes às substâncias nitrato de sódio e nitrato de chumbo II, qual é a mais solúvel?
B) Em qual temperatura, aproximadamente, as solubilidades do cloreto de potássio e do cloreto de sódio são iguais?
C) Das substâncias apresentadas, qual tem maior variação de solubilidade na faixa de temperatura entre 0 °C e 20 °C?
D) A 20 °C, qual substância é a mais solúvel? E qual é a menos solúvel?Justifique sua resposta de acordo com o valor da solubilidade para cada substância.
E) Qual é a quantidade máxima de dicromato de potássio capaz de se disolver em 200 mL de água a 50 °C?
F) Qual é a massa de uma solução saturada de nitrato de sódio, a 10 °C, dissolvido em 500 mL de água?
Soluções para a tarefa
Olá!
A) O gráfico nos mostra a solubilidade de acordo com a temperatura , comparando as curvas de nitrato de sódio (vermelha) e nitrato de chumbo(laranja) percebemos que o nitrato de sódio é mais solúvel pois a uma mesma temperatura se encontra na parte superior do gráfico indicando que possui mais g de soluto dissolvidos em ml de água.
B)Analisando as curvas de cloreto de potássio(roxa) e cloreto de sódio (azul) percebemos que elas se cruzam em aproximadamente 35° indicando que naquela temperatura as solubilidades são iguais.
C)O nitrato de chumbo pois variou cerca de 20 unidades
D)A mais solúvel é o nitrato de sódio (cerca de 89 g/100g de H2O) e o menos solúvel é o sulfato de cério (cerca de 5 g/100 g de H20)
E) A 50° percebemos que a curva do dicromato (roxa claro) se encontra em 50 g em 100 g de água. Como a densidade da água é proxima de 1 podemos considerar que 100 g de água equivale a 100 ml ou seja 50 g de dicromato dissolvem em 100 ml de água então em 200 mL de água dissolverá 100 g de dicromato.
F) A 10° o nitrato de potássio (verde) possui 20 g em 100 mL de água então em 500 mL possuirá 20*5= 100 g uma vez que a solução saturada corresponde ao máximo de soluto possível de dissolver àquela temperatura.
a) O nitrato de sódio é mais solúvel que o nitrato de chumbo.
b) A solubilidade do cloreto de sódio e do cloreto de potássio é a mesma em torno de 32 ºC.
c) O nitrato de potássio é o sal que possui a maior variação de solubilidade.
d) A 20ºC, o NaNO₃ é o mais sóluvel e Ce₂(SO₄)₃, o menos solúvel.
e) É possível dissolver 100 g de dicromato de potássio.
f) É possível dissolver 400 g de nitrato de sódio.
Ao analisar a curva do nitrato de sódio (NaNO₃) e do nitrato de chumbo (Pb(NO₃)₂) vemos que que o primeiro é mais solúvel, uma vez que em uma mesma temperatura, temos uma massa maior sendo dissolvida.
A solubilidade do cloreto de sódio (NaCl) e do cloreto de potássio (KCl) serão as mesmas quando as curvas se cruzarem, logo, em torno de 32 ºC.
Na faixa de 0 a 20ºC, o nitrato de potássio (KNO₃) é o sal que possui a maior variação de solubilidade, uma vez que parte de 12 g para 30 g dissolvidas.
A 20ºC, o nitrato de sódio (NaNO₃) é o mais solúvel (~89 g/100 g de água), enquanto que o sulfato de cério (Ce₂(SO₄)₃) é o menos solúvel (~5 g/100 g de água).
A densidade da água corresponde a 1 g/mL, assim, 200 mL corresponde a 200 g de água. Em uma temperatura de 50ºC conseguimos dissolver 50 g de dicromato de potássio (K₂Cr₂O₇) em 100 g de água, logo, em 200 g conseguimos dissolver 100 g.
A 10 ºC conseguimos dissolver 80 g de nitrato de sódio (NaNO₃) em 100 mL de água. Logo, em 500 mL de água, conseguimos dissolver 400 g de nitrato de sódio.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/25145880
Espero ter ajudado!