Raios! Durante o verão a cena é comum. Nuvens escuras surgem de repente e a chuva começa. Em seguida, um relâmpago risca o céu. Que bonito! Logo depois vem o barulho do trovão. Que medo! Os relâmpagos são descargas elétricas, semelhantes às correntes elétricas que passam pelos fios de nossas casas e que fazem os eletrodomésticos funcionarem. Mas são milhares de vezes mais fortes. Tão fortes que ao passarem pela atmosfera deslocam o ar e produzem um barulho intenso, o trovão. Repare que vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão: isso acontece porque a luz é mais rápida que o som, por isso ela chega primeiro até nós. Existem vários tipos de relâmpagos: dentro das nuvens, entre duas nuvens e até da nuvem para o alto. Os relâmpagos que ocorrem entre as nuvens e o solo são chamados raios. Como podem prejudicar as pessoas, os raios são bastante estudados. Eles ocorrem em regiões onde existem grandes quantidades de cargas elétricas, capazes de produzir faíscas. Normalmente caem em um único lugar, mas, às vezes, eles se dividem e atingem vários pontos. [...] CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Raios! 2000. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2022. Fragmento.
Nesse texto, a palavra “risca” (1° parágrafo) foi utilizada para
A)indicar que os relâmpagos fazem o céu escurecer.
B)mostrar que os relâmpagos parecem desenhos.
C)revelar que os relâmpagos têm um traçado reto.
D)sinalizar que os relâmpagos atravessam o céu
Soluções para a tarefa
Resposta:
d
Explicação: no céu, existe imensa nuvens, então o mais provável é a D que mais aproxima.
A palavra "risca" foi utilizada no primeiro parágrafo para indicar que:
D)sinalizar que os relâmpagos atravessam o céu
A indicação da palavra "risca" neste contexto
Segundo esta história, temos que no céu escuro entre muitas nuvens, um raio e relâmpago se aproximava e era originado normalmente, no entanto, ele dava a impressão de que estaria atravessando as nuvens, indo de um ponto a outro, sem muita direção especificada.
Neste caso, "risca" foi colocado de maneira conotativa.
O sentido conotativo é a oposição do sentido denotativo. Isto é, na conotação utilizamos as palavras da Língua Portuguesa de modo que o entendimento de trechos e orações não sejam no sentido literal.
Veja mais sobre a linguagem conotativa em: brainly.com.br/tarefa/24814755
#SPJ2