ENEM, perguntado por Viihhhh, 4 meses atrás

Raimundo tomou-se lívido. Manuel prosseguiu, no fim de um silêncio:
— Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa mas e por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuízo tolo! o senhor porém não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!... Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses!...
O senhor é um moço muito digno, muito merecedor de consideração, mas... foi forro à pia, e aqui ninguém o ignora.
— Eu nasci escravo?!...
— Sim, pesa-me dizê-lo e não o faria se a isso não fosse constrangido, mas o senhor é filho de uma escrava e nasceu também.

Em O Mulato, Aluísio Azevedo, escritor naturalista, apresenta-nos um típico romance naturalista ou, ainda, romance de tese, por meio do qual somos levados a refletir sobre questões da sociedade brasileira do século XIX. Tendo em vista a leitura do excerto, dentre as teorias científicas que servem de base para algumas das alegorias da narrativa, podemos citar:

I. O socialismo, haja vista a divisão social implicada nas relações descritas no trecho, em que há, inclusive, a sobreposição cultural no pensamento externado.
II. O determinismo, pois o personagem deixa explícito em sua fala que, para ele, a origem do indivíduo o condiciona a um destino.
III. O positivismo, quando há o rechaço pela quebra das tradições, posto que um relacionamento interracial iria contra as leis naturais segundo a visão de parte da sociedade.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por aureasen
8

Resposta:

res: 3

Explicação:

teoria do positivismo por Auguste Comte buscou mostrar que era possível encontrar nas ciências exatas e biológicas a resposta aos problemas da sociedade.pg. 135

Rechaço é ato ou efeito de rechaçar; rechaça, repúdio. Não condiz com a teoria positivista


marianegaick: acredito que II e III estejam corretas, pela definição de determinismo e de positivismo, se enquadram no excerto do texto.
Perguntas interessantes