Racismo é um crime que fere a dignidade humana. De acordo com um dos mais influentes sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes, para que pessoas de diferentes etnias possam ter oportunidades de vida semelhantes, já que, num Estado democrático, não há diferenças entre os cidadãos perante a lei, é necessário que as instituições:
A - Ofereçam políticas públicas para a promoção da igualdade social, uma vez que o racismo, no Brasil, tem recorte de classe.
B - Ofereçam igualdade religiosa, já que o racismo é fomentado por disputas de poder no campo religioso.
C - Ofereçam igualdade política, já que o racismo é produto das disputas hegemônicas de poder.
D - Ofereçam igualdade cultural, porque a homogeneização da sociedade promove equilíbrio e diminuição de tensões identitárias.
E - Ofereçam igualdade socioespacial, uma vez que a não existência de espaços periféricos anularia a construção simbólica de identidades privilegiadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
resposta correta letra A
As instituições governamentais devem oferecer políticas públicas em prol da igualdade social, tendo em vista que o racismo atinge determinadas classes no Brasil, assim como expressa Florestan Fernandes. Alternativa A.
Racismo e políticas públicas
O preceito de desconhecimento já não é mais válido para sustentar ações racistas, uma vez que durante o sistema escravista era isso o que afirmavam os escravistas e a sociedade geral, defendendo que o negro não era um ser humano ou que era um indivíduo inferior.
Devido às políticas públicas criminalizadoras do racismo vigentes desde pelo menos a segunda metade do século XX e, de instauração mais recente, a educação étnico-racial e as cotas em universidades e funções públicas, o negro tem sido tratado com mais dignidade e cidadania.
Aprenda mais sobre o racismo e as políticas públicas para o seu combate: brainly.com.br/tarefa/7141015
#SPJ2