Português, perguntado por jessicabiancadasilva, 4 meses atrás

racismo direitos humanos

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Respondido por joaojardimestudante
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Resposta:

Introdução

O racismo contra os negros no Brasil vem sendo praticado desde o primeiro momento

da chegada desses seres em terras brasileiras, isso porque que foram trazidos como escravos.

Segundo consta a escravidão sem dúvida, foi uma das mais extremas formas de repressão

vivida em no País. Em tese, a divisão dos humanos em raças é resultado de um processo de

conteúdo político social. Dessa conjectura originou-se o racismo que, por sua vez gera a discri-

minação e o preconceito segregacionista.

Dessa maneira, pode-se definir o racismo como uma discriminação contra indivíduos

em razão da sua etnia ou cor. Já o preconceito ou ódio racial consistem em forma direita, ou

seja, é a manifestação aberta da violência física ou verbal contra indivíduos em detrimento

da cor da pele ou etnia, quando se promove a exclusão ou apenas no agir de forma branda,

por vezes imperceptível, como nas práticas de falas ou hábitos embutidos nos costumes que

promove a segregação.

Diante disso, a adesão do Brasil a tratados e acordos internacionais, que fortemente

repudiam qualquer forma de discriminação racial, sejam oriundas da cor, raça, descendência

ou origem nacional ou étnica, tem sido objeto de interesse não só no cenário brasileiro, mas,

internacional, diante da importância do tema.

No plano internacional, tem-se a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas

as Formas de Discriminação Racial a qual traz a necessidade de eliminar rapidamente a dis-

criminação racial em todas as formas e manifestações, de modo a assegurar a compreensão,

igualdade e o respeito à dignidade humana.

No Brasil, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88 impôs aos

agentes que infringirem delitos dessa natureza, a cláusula de imprescritibilidade, ante a gravi-

dade e repulsividade da ofensa, para que fique presente na memória, reverberado o repúdio

e a indignidade da sociedade nacional a sua prática, pois, não basta proibir a discriminação, é

preciso que se torne rotineiro o respeito aos princípios, tradições e costumes.

Impõe ressaltar-se que além do esforço legislativo para o combate ao racismo, às ações

afirmativas compostas por um conjunto de medidas relevantes, cuja implementação se dá por

meio de políticas públicas voltadas para grupos segregados, têm o condão de diminuir ou er-

radicar a discriminação em face da cor ou raça, por meio da aplicação de medidas afirmativas

que sejam capazes de promover a concretização da igualdade.

Desse modo, o artigo em apreço tem a pretensão de apresentar ao leitor de forma atual

e essencial, a temática voltada ao racismo, com o uso de conteúdos oriundos em fontes biblio-

gráficas e publicações da internet, com a exibição de elementos históricos desde o passado

colonial ao racismo científico, com a abordagem das influências históricas sofridas pela forma-

ção cultural do povo brasileiro, assim como, o esforço legislativo enfrentado para o combate às

ações de violências provocadas pela prática do racismo vivenciada até os dias atuais.

A democracia da igualdade de raças marcada pela história escravocrata

no Brasil

Nesse contexto, em pleno século XXI ainda são levantadas questões sobre a concretude

da democracia de igualdade de raças, mesmo cientes que todos os seres humanos deveriam

ser tratados como iguais, pois, pertencem a uma mesma raça, a humana. Assim, ao abordar a

temática sobre a democracia da igualdade de raças, o atual cenário brasileiro vive o preconcei-

to racial abscôndito nas raízes históricas e na sua construção.

Como sabido, a permanência de estereótipos racistas representa um dilema persisten-

te que se perpetuou ao longo do tempo. A discriminação em razão da cor da pele por assim

definir como raça, tem colocado a humanidade a se comportar de forma velada e por vezes,

explícita de uma violência coletiva em razão do preconceito racial.

O embasamento da atual lógica histórica e política da democracia racial de estigmatiza-

ção social, encontra guarida no período de formação do povo brasileiro, na cultura de explora-

ção da hierarquia de raças e ainda pela tardia abolição da escravatura que aconteceu a passo

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