Quiz sobre a formação dos países europeus
1 - O que é formação das monarquias nacionais?
2 - Como foram formadas as monarquias nacionais?
3 - Quais fatores levaram à formação das monarquias nacionais?
4 - Quais eram as principais características dos estados nacionais e quais foram os elementos essenciais para a formação das monarquias ou Estados nacionais?
5 - Qual era o interesse da nobreza na formação das monarquias nacionais?
6 - O que aconteceu com o fortalecimento das monarquias nacionais?
7 - Qual foi a importância da burguesia na formação das monarquias nacionais?
8 - Qual era o interesse da burguesia na formação do Estado nacional?
9 - Qual a relação do capitalismo com a monarquia nacional?
10 - Qual era o papel da monarquia e da Igreja Católica na promoção do crescimento do comércio internacional durante o início da Idade Moderna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos). ...
2-Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.
3-Fatores ligados à desestruturação do feudalismo, como: o desaparecimento gradual da servidão, as revoltas camponesas contra a exploração feudal, o desenvolvimento do comércio e o enfraquecimento do poder feudal, concorreram para a formação das monarquias nacionais.
4-Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
5-Os reis procuravam manterem o máximo de poder para si (absolutismo); A nobreza preocupava-se em prosperar economicamente (politicamente, elas já eram beneficiadas); A burguesia buscava ascensão política.
6-Além disso, os comerciantes (os burgueses) conseguiram por meio do fortalecimento das monarquias nacionais unificar as leis e os impostos, de modo que as atividades comerciais deles foram favorecidas, pois antes esses impostos eram pagos em cada cidade sob jurisdição de um senhor feudal diferente, o que complicava o ...
7-Os burgueses foram peças necessárias para a formação das monarquias nacionais por que era vantajoso para eles. Nas monarquias os reis viam a necessidade de aumentar o comércio, que era a função dos burgueses. No feudalismo havia cobrança de diversos impostos, todos baseados na agricultura
8-A burguesia tinha interesse em unificar o território, pois conseguiria vários benefícios: moeda única, padronização de pesos e medidas, leis unificadas, melhorias em estradas, segurança pública, tributo único devido ao rei.
9-A relação existente entre a formação das monarquias absolutistas e a consolidação das estruturas capitalistas é o surgimento de uma aliança de interesses entre a Alta-Burguesia e a nobreza
10-Basicamente, o papel da monarquia e da igreja católica na promoção do crescimento do comércio internacional durante o inicio da idade moderna era o de incentivo, por parte da monarquia, e de entrave, por parte da igreja.
Explicação: