Português, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

quis sao: complemento nominal,objeto indireto,objeto direto e agente da passiva
POR FAVOR, PRECISO DE AJUDA ISSO VALE NOTA


1..“Não existia luz elétrica, nossas noites eram iluminadas //pela lamparina a querosene//, pela lua e pelas estrelas. No quintal uma pequena moita de bananeira.”


2“...olhar para a velha Itá e saber que podia a ser a última vez que veríamos aquelas rosas à beira da estrada perfumando nossas manhãs, aquele simbólico verde //das árvores// atraindo adoráveis pássaros que cantavam suavemente.”



3“Percebi que minha história misturava-se //às memórias de todas as famílias// que fincaram suas estacas naquela terra”


4“Apesar de muito pequena, trago vivo na memória //esse acontecimento//[...] De longe eu ouvia o soar abafado do apito do trem."


5“Domingo. Tarde de outono. Sento-me no piso fresco da varanda. Dia de brincar de avó. Um pouco de meninice //me// faz bem. Observo com ternura minha netinha.


6“Consigo sentir o aroma //da terra molhada// pelo orvalho ao amanhecer, o alvoroço dos pássaros após um dia de chuva agradecendo a Deus a natureza exuberante que tudo nos dava.”


7"Não me esqueço //do dia// em que seguimos rumo a um lugar desconhecido. Na bagagem, vieram a ansiedade, o medo, a tristeza, as lembranças e a insegurança de um recomeço incerto.”


8“Tudo foi inundado //pelas águas do rio Uruguai//, porém as torres da igreja se mantiveram fortes, travando uma dura batalha contra a inundação.”

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

1.“Não existia luz elétrica, nossas noites eram iluminadas //pela lamparina a querosene//, pela lua e pelas estrelas. No quintal uma pequena moita de bananeira.”

agente da passiva

2.“...olhar para a velha Itá e saber que podia a ser a última vez que veríamos aquelas rosas à beira da estrada perfumando nossas manhãs, aquele simbólico verde //das árvores// atraindo adoráveis pássaros que cantavam suavemente.”

complemento nominal

3.“Percebi que minha história misturava-se //às memórias de todas as famílias// que fincaram suas estacas naquela terra”  

objeto indireto

4.“Apesar de muito pequena, trago vivo na memória //esse acontecimento//[...] De longe eu ouvia o soar abafado do apito do trem."

objeto direto

5.“Domingo. Tarde de outono. Sento-me no piso fresco da varanda. Dia de brincar de avó. Um pouco de meninice //me// faz bem. Observo com ternura minha netinha.

objeto indireto

6.“Consigo sentir o aroma //da terra molhada// pelo orvalho ao amanhecer, o alvoroço dos pássaros após um dia de chuva agradecendo a Deus a natureza exuberante que tudo nos dava.”  

complemento nominal

7."Não me esqueço //do dia// em que seguimos rumo a um lugar desconhecido. Na bagagem, vieram a ansiedade, o medo, a tristeza, as lembranças e a insegurança de um recomeço incerto.”

objeto indireto

8.“Tudo foi inundado //pelas águas do rio Uruguai//, porém as torres da igreja se mantiveram fortes, travando uma dura batalha contra a inundação.”

agente da passiva

Perguntas interessantes