Questões socioambientais em países africanos e americanos, quais são?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pensamento Verde
MEIO AMBIENTE
Conheça os problemas ambientais mais graves da África e seu território
Por Redação Pensamento Verde -22 de fevereiro de 201854.256 views
Hoje o território africano se encontra com diversos problemas ambientais, assim como o esgotamento dos recursos naturais e a desertificação.
O continente africano apresenta uma área de cerca de 30,27 milhões de quilômetros quadrados, distribuída parte no hemisfério e parte no hemisfério norte do planeta. Ao norte, a África é delimitada pelo mar Mediterrâneo, enquanto ao leste ela é banhada pelo Oceano Índico e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
São características da região as altas médias de temperatura registradas nos países, além de uma grande população — que corresponde a apenas 1% de todo o Produto Interno Bruto mundial. Além disso, estima-se que a fome afete mais de 38 milhões de indivíduos em sua extensão.
Levantamentos apontam que a região é majoritariamente agrária, pois 63% das pessoas moram no meio rural, enquanto 37% vivem em cidades. Com base nesses dados, é possível afirmar que a África está bastante suscetível a problemas ambientais.
Principais problemas ambientais da África
Esgotamento de recursos naturais
A caça descontrolada na região fez com que muitas espécies fossem extintas, e diversas outras estejam ameaçadas. Além disso, considerando que o setor primário é o que garante o sustento do povo, a flora local acaba por sofrer as consequências. Isso porque, para viabilizar a atividade agrária, cortam-se árvores, arbustos e demais vegetações nativas. Com frequência, os produtores vendem a matéria-prima para marcas internacionais e, portanto, precisam focar na monocultura. Sem os cuidados apropriados, a terra costuma ficar infértil após algumas colheitas.