Questões sobre o texto Pai contra mãe- Machado de Assis
A. De que trata o conto?
B. O que mais lhe chamou atenção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Através do Panorama social do conto, analisa-se o contexto escravocrata brasileiro que legitimava a barbárie como mantedora de uma "ordem" e fazia homens "livres" lutarem pela sobrevivência, tirando o seu sustento da vida alheia.
Explicação:
"Pai Contra Mãe", de Machado de Assis, é a história de Cândido Neves, um homem sem posses, que não se liga a emprego fixo e que sobrevive de pegar escravos fugidos.
Casado com Clara, moça também pobre que vive, com sua Tia Mônica, do ofício de costureira, Cândido passa por privações e necessidades em toda a narrativa. Quando o ofício de pegar escravos fugidos não lhe dá mais lucro, devido à concorrência e à diminuição do número de negros rebelados, ele se vê em uma situação difícil.
Há agora, mais do que antes, carência de tudo: faltam carne e feijão e o aluguel está três meses atrasado. E, para agravar a sua condição, Clara fica grávida. Seria mais uma pessoa para alimentar. Tia Mônica sugere que, quando a cria nça nascer, seja levada à Roda dos Enjeitados, espécie de orfanato da época. O pai não gosta da ideia da tia, mas, depois que esta lhe pinta o destino da criança, aceita tudo. Um dia depois do nascimento, o menino é enrolado e levado pelo próprio pai à Roda dos Enjeitados. Mas, no meio do caminho, aparece na frente de Cândido Neves uma escrava fugida, pela qual se da va alta recompensa.
É a chance que Cândido esperava para mudar o destino do filho. Deixando o menino em uma farmácia, o pai sai ao encalço da moça preta. Prende-a, amarra-a e, ignorando as suas súplicas, leva-a até o seu dono. Na porta deste, a escrava, que estava grávida, aborta. Apático a isso, Cândido Neves retira-se da porta do senhor, levando a garantia de que o seu filho voltaria para casa.
É uma história fantástica, como tantas do nosso grande Machado